Connect with us

Pelotas e RS

Dona Conceição, tesouro escondido na Vila Castilho

Publicado

on

Da UFPel |O Núcleo da Canção da Universidade Federal de Pelotas inicia, nesta quarta-feira (3), um ciclo de atividades. A primeira é o bate-papo com a compositora pelotense Conceição Teixeira e lançamento do CD Virtual “Dona Conceição dos Mil Sambas”.

O encontro é aberto ao público e será realizado às 19h, no Salão Milton de Lemos, do Conservatório de Música da UFPel.

No evento, haverá audição comentada do CD, roda de conversa com Conceição Teixeira, Leandro Maia e Solon Silva e relato da pesquisa “Poética da Canção: habitus cancional no processo criativo da música brasileira (Poetics of Song: songwriting habitus in the creative process of Brazilian Music)”, de Leandro Maia.

De acordo com a organização do evento, a música produzida em Pelotas representa muito bem o “caldo cultural” do qual a música brasileira emerge: a incorporação de matrizes de tradições diversas, congregando oralidade, escrita, matrizes indígenas, africanas e europeias.

Com mais de 80 anos de idade, dona Conceição Rosa Teixeira seguia – e ainda segue – sua produção musical de forma artesanal e doméstica, testemunhando a viva tradição dos cancionistas populares. Mesmo sem tocar nenhum instrumento musical ou conhecer música de maneira formal, ela compôs mais de mil sambas, que estavam guardados em sacolas de supermercado espalhados em sua casa antes de ganharem o mundo através da pesquisa de Leandro Maia, realizada na universidade inglesa Bath Spa University entre 2015 e 2018. Antes disso, poucos privilegiados como o sambista Solon Silva tiveram o ao trabalho de Conceição.

A Cô – que é como Dona Conceição prefere ser chamada – é famosa na cidade de Pelotas por ter criado mais de cem “filhos do coração”, mas sua produção artística era ainda inédita e restrita a poucos amigos.

Publicidade

Maia a ouviu pela primeira vez em casa em 2012, durante o 2º Festival SESC de Música, e “nunca mais largou do seu pé”.

Além de coletar cerca de 80 canções, o cantor, compositor e professor da UFPel analisou, transcreveu e publicou um livro bilíngue de partituras e comentários – produzido com recursos da Bath Spa University – além de arranjar e juntar amigos para gravar com a Cô seu primeiro disco, gravado ao vivo na Bibliotheca Pública Pelotense e no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

O trabalho contou com uma rede solidária envolvendo a Discoteca L.C Vinholes, o curso de Cinema da UFPel, a Bibliotheca Pública Pelotense, o Theatro São Pedro, as Redeiras de Pelotas, a Bath Spa University e a Secult Pelotas, através do Bath Spa Pioneer Award e do Edital de Eventos da Secult. Gravado durante o festival “Mistura Mundo Sul Generis – Brazil, Inglaterra e Zimbábue”, o CD e DVD virtuais foram disponibilizados na internet aos interessados.

Durante o evento de lançamento, Leandro Maia disponibilizará o o aos interessados.

Quem não conseguiu conferir ao vivo terá o o aos registros dos shows que deram origem ao CD e ao DVD, disponíveis no site http://www.conceicaoteixeira.com.br, além de partituras, arranjos e textos sobre esta compositora que é um tesouro escondido na Vila Castilho, em Pelotas.

Os links para o disco e show serão distribuídos em cartão com QR codes.

Serviço:

Publicidade

Núcleo da Canção convida para “Dona Conceição dos Mil Sambas”
Data e Hora: 3 de abril, às 19h
Local: Auditório Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPe (Rua Félix Xavier da Cunha, 651)
Informações Adicionais:
Músicas do CD Dona Conceição dos Mil Sambas
www.conceicaoteixeira.com.br

Publicidade
Clique para comentar

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading