Ícone do site Amigos de Pelotas

Presença 1z6n5d

2m452i

Em Presença acompanhamos a família formada pelo casal Rebekah (Lucy Liu) e Chris (Chris Sullivan) e os dois filhos adolescentes, Chloe (Callina Liang) e Tyler (Eddy Maday). Após uma experiência traumática, a família se muda para uma nova casa, na tentativa de restabelecer a normalidade. Assistimos, então, uma narrativa que explora uma história sobrenatural, filmada inteiramente sob a perspectiva de um fantasma.

Aclamado no cinema independente e com uma filmografia marcada por produções dos mais diferentes gêneros como Sexo, Mentiras e VideotapeMagic MikeContágio e a trilogia Onze Homens e um Segredo, o diretor Steven Soderbergh ainda é responsável pelos oscarizados Erin Brockovich e Traffic. Em mais um projeto intrigante, o cineasta mantém o espectador curioso, trazendo sua característica de narrativa enxuta e atmosfera imersiva. O filme traz uma abordagem diferenciada, colocando o espectador na ótica de uma entidade invisível que observa o cotidiano de uma família em crise. Utilizando o formato POV (Point of View, ou seja, Ponto de Vista), Soderbergh faz de seu mais recente longa uma experiência intimidadora.

Parceiro de Soderbergh nos últimos anos, o roteirista David Koepp é eficiente ao instigar o espectador, evitando explicações e entregando pequenas pistas ao longo da trama. O “fantasma” que acompanha os eventos não tem origem clara e nem ficamos sabendo de suas reais intenções. Ambientado inteiramente na casa da família, estamos diante de um ambiente de mistério, onde tudo parece seguir o ritmo cotidiano, mas há algo inquietante no ar.

Presença (2025) | Trailer Legendado

Divulgado como um terror sobrenatural, Presença está mais para um suspense psicológico ou até mesmo um drama familiar. Com poucos elementos sobrenaturais, o clima mais intenso da narrativa está voltado para as tensões familiares e os conflitos internos dos personagens. Temas como saúde mental, bullying e machismo são pouco aproveitados, com o filme optando pelo melodrama do que pela complexidade das temáticas levantadas. O final pode surpreender, podendo ser interpretado de diferentes formas.

Com Presença, Steven Soderbergh cria um suspense original e repleto de nuances, em um filme que explora o luto e as relações familiares.

Publicidade
Sair da versão mobile