2m452i
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU FURG), vinculado à Rede Ebserh, informa que foi necessário suspender issão de novos pacientes para cirurgias eletivas, temporariamente, tendo em vista que está atuando acima de sua capacidade de atendimento, em decorrência da sobrecarga da rede pública de saúde do município de Rio Grande.
O HU-Furg não tem capacidade para assumir toda a demanda de atendimento traumatológico e obstétrico SUS de Rio Grande e região. As cirurgias de urgência e emergência não serão afetadas pelas medidas.
Abaixo, a nota oficial
Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vem a público comunicar um ajuste temporário na sua capacidade de realizar cirurgias eletivas.
Nos últimos meses, o Hospital tem observado um aumento na demanda por atendimentos de urgência e emergência, especialmente na Maternidade e Traumatologia, proveniente do fluxo de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Rio Grande e da Microrregião Litoral Lagunar Sul.
Diante deste cenário e reafirmando o compromisso com a qualidade e a segurança da assistência prestada a todos os pacientes internados, o HU-Furg informa a necessidade de suspender, de forma temporária, a issão de novos pacientes para cirurgias eletivas.
É importante ressaltar que esta medida visa otimizar a capacidade de atendimento do Hospital, garantindo a assistência integral e de qualidade aos pacientes que necessitam de cuidados imediatos. As cirurgias de urgência e emergência seguem sendo realizadas normalmente, sem qualquer alteração, mas também podem ser afetadas em função do aumento da demanda.
O HU-Furg atua de forma complementar na rede de atendimento configurada para o Estado do Rio Grande do Sul, sendo que é um dos responsáveis pelas ações assistenciais na cidade do Rio Grande, servindo, além disso, como referência em média e alta complexidade para outros 22 municípios do extremo sul do Estado. A instituição permanece atenta à situação e informa que a retomada das cirurgias eletivas será comunicada assim que as condições assistenciais permitirem.