2m452i
Jurado Nº 2 é um thriller jurídico que acompanha Justin Kemp (Nicholas Hoult), um dos jurados em um julgamento por assassinato. Aos poucos ele percebe que foi o responsável pela morte da vítima
O filme é o novo e, provável, último filme dirigido pelo lendário ator e diretor Clint Eastwood. Aclamado por suas produções e dono de uma das mais celebradas carreiras do cinema, esse deve ser o longa-metragem final do cineasta de 94 anos antes de sua aposentadoria. Eastwood constrói uma narrativa que, ao invés de diálogos carregados de explicações, utiliza o olhar atento dos personagens, os pequenos gestos e as hesitações como os seus maiores triunfos. O diretor conduz esse processo com uma direção firme, sem pressa de revelar tudo de uma vez. Ele sabe que a força de seu filme está na construção silenciosa dos personagens, e é isso que torna a trama tão envolvente.
O roteiro do estreante Jonathan Abrams explora o cuidado que Justin tem com a esposa grávida (Zoey Deutch), e também em um sentimento que será importante no decorrer da narrativa: a culpa. Desde o início, há uma sensação de que a vida de Justin, aparentemente simples e tranquila, começa a desmoronar à medida que ele se vê envolvido em um caso que o força a questionar suas próprias escolhas e atitudes. A transformação do protagonista ocorre com delicadeza, em um processo gradual, onde ele se vê incapaz de escapar das consequências de suas ações. O longa observa o sistema por dentro, assim como diversos filmes de tribunais, sendo o mais clássico 12 Homens e uma Sentença, de Sidney Lumet. No entanto, aqui o protagonista (e membro do júri) é o próprio culpado pelo crime e está em posição de definir, e até manipular, a sentença final.
A atuação contida de Nicholas Hoult é perfeita para o mocinho que se descobre no lugar de culpado e revela aos poucos um ado sombrio e complexo. No júri, o protagonista encontra um aliado no personagem do delegado aposentado de J.K. Simmons, enquanto que a promotora vivida pela sempre ótima Toni Collette começa a questionar o que é certo e o que é errado, e se a justiça realmente está sendo feita.
Disponível no streaming, Jurado Nº 2 é uma obra que se constrói aos poucos, com Clint Eastwood reforçando sua habilidade em contar histórias humanas e atemporais.