Ícone do site Amigos de Pelotas

Indicado a 5 Oscars, Ficção americana será o azarão da noite da festa. Por Déborah Schmidt 3g4o7

2m452i

Baseado no livro “Erasure”, de Percival Everett, Ficção Americana acompanha Thelonious “Monk” Ellison (Jeffrey Wright), um escritor que entende que sua carreira está estagnada, pois sua obra não é considerada “negra o suficiente”.

Frustrado pelo sucesso de Sintara Golden (Issa Rae), cujo livro está na lista de mais vendidos, ele percebe o tipo de conteúdo que o público está interessado e decide escrever um romance satírico sob um pseudônimo na intenção de expor as hipocrisias do “entretenimento negro”.

Dirigido e roteirizado por Cord Jefferson, um estreante em longa-metragem, mas um veterano na televisão, o filme aposta na melancolia e no drama com pitadas de ironia.

O sempre ótimo Jeffrey Wright, que conquistou sua primeira indicação ao Oscar, vive um escritor cansado de ver seus livros estagnados nas prateleiras. Ele sabe que seus romances não se encaixam no que editoras e o próprio público anseiam. Portanto, sob um pseudônimo, ele cria uma narrativa feita perfeitamente para suprir as expectativas de editoras brancas que veem apenas temas estereotipados em histórias criadas por autores negros. Seu personagem abusa dos trejeitos e palavrões das periferias, em um contexto regado a violência, para entregar uma obra “negra o suficiente” para estar alinhada às ideias dos brancos sobre a realidade das pessoas negras. Ficção Americana | Trailer Oficial | Prime Video

Além das questões sociais e culturais, a vida pessoal do protagonista justifica a complexidade de suas relações, seja com os irmãos (Tracee Ellis Ross e Sterling K. Brown, também indicado ao Oscar), a mãe com Alzheimer, os outros escritores e uma nova namorada. Seu desejo em criar histórias relevantes faz com que a ideia, inicialmente uma piada com os estereótipos de um sistema racista, cria uma metalinguagem que leva a narrativa a lugares interessantes, inteligentes e cheios de significados. De certa forma, o livro “Fuck” (de seu pseudônimo) e os diálogos sobre literatura divertem devido ao seu olhar cínico e ácido, mas completamente poderoso.

Com 5 indicações ao Oscar, Ficção Americana é o último dos candidatos ao Oscar de melhor filme a estrear por aqui. Considerado um azarão na categoria principal, o longa está disponível no Prime Video.

Publicidade

Sair da versão mobile