Ícone do site Amigos de Pelotas

Liderança comunitária de Nova Roma diz que ponte feita pela comunidade é melhor que a anterior e não é provisória, como disse o governador, mas sim permanente 341wt

2m452i

Falei ao telefone com a Associação de Moradores de Nova Roma do Sul, buscando esclarecer alguns pontos sobre a ponta construída pela própria comunidade, sem verba do governo do estado.

Uma liderança me disse que, ao contrário do dito pelo governador (Eduardo Leite, PSDB), “a ponte não é provisória…. Ela é permanente.”

Disse que: “Não é verdade que pela ´ponte não poderia ar caminhão grande. Tanto pode que, hoje, na abertura ao tráfego, aram (veja AQUI)”.

Falou que o governador se enganou ao dizer que a ponte nova é igual à que foi levada pela enchente. “Não é verdade. A anterior tinha capacidade para aguentar 24 toneladas. A atual tem capacidade para aguentar 45 toneladas. Além disso, esta nova ponte é dois metros mais alta em relação ao rio, tornando muito difícil o rio atingir a mesma. A nova ponte é, também, toda iluminada; a antiga, nem iluminação tinha. Mas o mais importante é uma pergunta: Por aonde a comunidade iria ar até que a ponte do governo do estado ficasse pronta, por quanto tempo teríamos de esperar para que o estado fizesser algo?

“Em São alentim do Sul/Santa Tereza, a balsa que o estado contratou para a comunidade vai custar R$ 1,3 milhão, para instalar e desinstalar, e a comunidade terá que pagar uma tarifa elevada para usar. Aliás, não tem data ainda para a balsa ser inaugurada e já vai fazer quase 150 dias que a comunidade perdeu a ponte”.

Publicidade
Sair da versão mobile