Ícone do site Amigos de Pelotas

Prefeitura diz que festa de reveillón foi um êxito, mas recua da fake news de que o evento recebera “50 mil pessoas” 33592a

2m452i

A prefeitura divulgou nesta sexta (5) release afirmando que a festa do reveillón no Laranjal “contou com grande repercussão e recolocou Pelotas entre as cidades que promovem grandes festas de fim de ano no estado”.

Depois de divulgar que havia 50 mil pessoas na festa, a prefeitura recuou: o release citado deixou de mencionar o número de participantes, como fizeram em outros releases anteriores, insistindo naquela fake news.

O texto diz que “as autoridades municipais, presentes a uma reunião de avaliação da festa, foram unânimes ao concordar que foi um dos melhores eventos culturais de final de ano já realizado em Pelotas nos últimos anos. Nesse ponto, é um argumento infantil. Em primeiro lugar, porque nos últimos quatro anos não houve a festa de reveillón na cidade (logo, não é difícil competir com eventos que não ocorreram). E, em segundo lugar, quem da equipe de governo ousaria discordar do “sucesso” do evento?

Não que não tenha sido exitoso. Foi exitoso, embora com público bem menor do que os organizadores inicialmente divulgaram. Na verdade, a festa teve cerca de 10 mil participantes. Mesmo que tenham deixado de falar em 50 mil presentes, poderiam ter mencionado o numero correto – por justiça aos fatos. 10 mil não é um fracasso, embora meio milhão, custo da festa, tenha saído mais caro quando se compara ao público. 500 mil divididos por 50.000 pessoas, teria saído 10 reais per capita. Como teve 10.000 pessoas, custou 50 reais per capita.

O release traz uma fala da prefeita Paula Mascarenhas: “Foi um evento extraordinário, à altura de Pelotas. A população merecia evento desse porte, que resgatou a nossa tradição cultural (tradição de que, se não era realizado?), mexeu muito com a economia local, em clima de segurança, sem incidentes, sem acidentes, trânsito fluindo, limpeza da praia”.

O evento correu bem, de fato, na maioria dos quesitos citados, menos num. Como não divulgaram os números do incremento da economia, porém, não é possível ter certeza do êxito nesse quesito. Certamente não foi tudo que dizem que foi, por uma razão simples: tivesse sido, teriam divulgado os números a respeito. Quantos turistas? Capacidade hoteleira esgotou? Ninguém sabe dizer. Se não dizem… não é difícil entender.

Publicidade
Fotos desmentem ’50 mil pessoas’ no reveillón. Havia bem menos. Veja as imagens
Um comentário final sobre o reveillón no Laranjal
Prefeitura insiste em 50 mil pessoas no reveillón. Foi menos. Cadê os dados turísticos?
Festa de reveillón no Laranjal atrai menos gente que o projetado

Sair da versão mobile