2m452i
Durante a Guerra do Afeganistão, o sargento John Kinley (Jake Gylenhaal) recruta o intérprete local Ahmed (Dar Salim) para acompanhar a equipe na missão de neutralizar o maior número possível de instalações do Talibã. Durante o confronto, Kinley é gravemente ferido e Ahmed arrisca sua própria vida para salvá-lo, transportando-o por cenários perigosos enquanto tenta escapar dos inimigos. No entanto, quando Kinley retorna aos EUA descobre que Ahmed é considerado um traidor de sua pátria, e que ele e sua família estão sendo perseguidos pelo Talibã.
Com as autoridades se recusando a enviar ajuda, ele decide retornar ao Afeganistão, por conta própria, para ajudar Ahmed.Conhecido pelo cinema de ação/crime de filmes como Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998), Snatch: Porcos e Diamantes (2000), Sherlock Holmes (2009) e Magnatas do Crime (2019), o diretor Guy Ritchie escreveu O Pacto em parceria com Ivan Atkinson e Marn Davies, e apresenta um roteiro denso que mescla drama e ação de forma impecável.
Em sua segunda parte, o longa aposta em focar nas camadas emocionais de seus protagonistas. Enquanto John está confortavelmente ao lado da família nos EUA, porém angustiado e consumido pelas memórias da guerra, Ahmed é procurado pelo Talibã e vive de casa em casa, se escondendo com sua família.
Uma boa história sobre princípios e valores morais, o filme atrai pela ação, mas logo mantém o espectador atento pela forma como explora os sacrifícios e as marcas que a guerra deixa em seus combatentes.
Com Jake Gyllenhaal e Dar Salim brilhantes, é notável como os dois sustentam o filme sozinhos, apesar dos bons coadjuvantes que aparecem em cena.Disponível no Prime Video, O Pacto é uma jornada de honra, fidelidade e gratidão durante a guerra. Um ótimo filme, recomendo!