2m452i
Rafael Fontana, com agências internacionais
Brasília – Uma segunda equipe de resgate de Taiwan partiu para a Turquia na manhã desta quarta-feira, no horário de Brasília. A nova equipe irá auxiliar as operações de socorro depois que um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e a Síria na de segunda-feira.
O grupo é composto por 90 pessoas e cães de busca e salvamento. A primeira equipe de 40 pessoas e três cães partiu na noite de segunda-feira, no mesmo dia do desastre.
O Ministério das Relações Exteriores taiwanês anunciou que aumentará sua doação à Turquia para US$ 2 milhões. O representante de Taiwan no Brasil, Diego Wen, afirmou que as atenções do governo e do povo taiwanês estão voltadas para ajudar as vítimas dos tremores.
De acordo com os governos da Turquia e da Síria, mais de 11 mil pessoas morreram em decorrência dos abalos na região, ondem vivem 23 milhões de pessoas, incluindo brasileiros e taiwaneses.
As equipes de resgate trabalham ininterruptamente em busca de sobreviventes. Este é o tremor de maior magnitude registrado na região desde 1939.
Ajuda internacional
O escritório comercial da Turquia em Taiwan pediu doações de roupas de inverno e outros itens para ajudar as vítimas do terremoto.
O escritório disse necessitar com urgência de doações de roupas de inverno para adultos e crianças, como sobretudos, calças, suéteres, luvas, cachecóis, meias, roupas íntimas, chapéus, botas e capas de chuva, para ajudar as pessoas afetadas pelo terremoto.
Camas, colchonetes, sacos de dormir, colchões, cobertores, garrafas térmicas, lanternas, fraldas, absorventes e itens de limpeza e higiene também são bem-vindos, informou a Turquia.