2m452i
Pesquisa do Real Time Big Data, divulgada nesta segunda (5) mostra um empate técnico entre Eduardo Leite (PSDB) e o Onyx Lorenzoni (PL) no 1º turno.
No cenário estimulado, quando o eleitor é confrontado com os nomes dos candidatos, o tucano tem 31% dos votos e Onyx, 26%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, daí o empate técnico.
Depois vem:
Edegar Pretto (PT), 12%.
Heinze (PP), 5%,
Vieira da Cunha (PDT) e Argenta (PSC), 2% cada,
Ricardo Jobim (Novo), 1%.
Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 6% e os indecisos, 15%.
O candidato com maior rejeição é o ex-ministro Onyx, com 34%. Os outros dois mais rejeitados são Leite, 27%, e Pretto, 25%.
No cenário espontâneo, em que o eleitor indica quem vai votar sem ver a relação de nomes, Leite e Onyx também estão empatados. Leite registra 18%, Onyx 7%, Edegar 7%, Heinze 2%, Vieira 1%. Os outros somam 2%. Nulos e brancos 8%. Outros 45% disseram não saber ou não responderam.
Já na corrida pelo Senado, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) lidera com 28%, mas também em situação de empate técnico com Olívio Dutra (PT), que tem 25%. Na sequência, Ana Amélia Lemos (PSD) 20%, Comandante Nádia (PP) 3% e Professor Nado (Avante) 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 6% e 17% disseram não saber ou não responderam.
Edegar aparecia com 9%.
A Real Time Big Data ouviu 1,2 mil eleitores no Rio Grande do Sul entre os dias 2 e 3 de setembro. O levantamento está registrado no TSE sob o número RS-08354/2022.