2m452i
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue em primeiro lugar, segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (26). De acordo com os dados do levantamento feito pelo Instituto, em pesquisa estimulada (citando nomes dos candidatos), o petista possui 48%, enquanto Bolsonaro tem 27% das intenções de votos. Ciro, PDT, foi citado por 7%. Os outros não chegaram aos 2%.
Estimulada
“O levantamento é o primeiro realizado pelo instituto após Sergio Moro (União Brasil) e João Doria (PSDB) deixarem as pré-candidaturas para a corrida ao Palácio do Planalto”, escreve a Folha. O instituto adverte, porém, que a pesquisa “não é diretamente comparável à anterior, feita em 22 e 23 de março, por aplicar cenários distintos”.
Se as eleições fossem hoje, Lula venceria no primeiro turno porque teria 54,5% dos votos válidos. Os votos válidos representam a soma de todos os candidatos e se ignora votos brancos, nulos e indecisos. Para um candidato ser eleito, ele precisa ter 50% mais um voto no primeiro turno. Neste cenário, todos os votos fecharam com 88%, o que dá ao ex-presidente vitória acima da margem de erro (2 pontos para mais ou para menos) do Datafolha.
Em eventual segundo turno, o petista venceria o presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula tem 58% das intenções de votos contra 33% do atual chefe do executivo. Brancos e nulos representam 8% e não sabem ou não quiseram responder completam a lista com 1%.
Espontânea
De acordo com o Datafolha, o petista também cresceu na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos postulantes não são apresentados: ele subiu oito pontos, de 30% em março para 38% agora. O atual presidente oscilou negativamente um ponto, de 23% para 22%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 26 de maio, entrevistando 2.556 eleitores em 181 cidades de todos os estados do país.
Confira os números da pesquisa estimulada:
- Lula: 48%
- Bolsonaro: 27%
- Ciro: 7%
- Janones: 2%
- Tebet: 2%
- Marçal: 1%
- Vera Lúcia: 1%
- Outros não pontuaram.
- Branco e Nulo: 7%
- Não sabem e Não responderam: 4%