Morreu nesta sexta-feira, aos 94 anos, o Sidney Poitier morreu, aos 94 anos. O astro de Hollywood era conhecido por filmes como “Adivinha quem vem para o jantar”, “No Calor da Noite” e “Uma voz nas sombras”, este último que lhe rendeu o Oscar de melhor ator em 1964, tornando o primeiro negro a ganhar o prêmio.
Tal feito só foi se repetir 38 anos depois, com Denzel Washignton levando a estatueta por “Dia de treinamento”. Coincidentemente, foi o mesmo dia em que Poitier recebeu o Oscar pelo conjunto da obra.
A notícia da morte foi anunciada por Fred Mitchell, ministro das Relações Exteriores das Bahamas, país de origem de Poitier.
Sidney tinha dupla cidadania já que nasceu inesperadamente em Miami durante uma visita dos pais aos Estados Unidos. Ele cresceu nas Bahamas, mas mudou-se para a América aos 15 anos, marcando seu primeiro papel principal no filme Blackboard Jungle de 1955.
Seu primeiro contato com indicações ao prêmio veio com The Defiant Ones (1958), que o viu indicado como Melhor Ator ao lado de Tony Curtis.