Ícone do site Amigos de Pelotas

NÃO OLHE PARA CIMA. Por Déborah Schmidt 56330

2m452i

O Dr. Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e sua aluna Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) são dois astrônomos que fazem a surpreendente descoberta de que um cometa gigantesco está em rota de colisão com a Terra. Com a ajuda do Dr. Teddy Oglethorpe (Rob Morgan), Kate e Randall embarcam rumo ao escritório da Presidente dos EUA, Janie Orlean (Meryl Streep), e de seu filho Jason Orlean (Jonah Hill). Eles precisam comunicar as autoridades do perigo de extinção da humanidade em cerca de seis meses. No entanto, a presidenta e a mídia demonstram pouco interesse na má notícia. Começa, então, uma corrida contra o tempo para alertar a população mundial.  

Conhecido por comédias como O ÂncoraQuase Irmãos e Os Outros Caras, desde os seus últimos filmes, A Grande Aposta Vice, o diretor e roteirista Adam McKay vem apostando em sátiras das elites financeira e política, respectivamente. Em Não Olhe para Cima, McKay aborda o negacionismo, ao mostrar cientistas que não são levados a sério por ninguém. O estilo peculiar, e já característico, do diretor mistura ficção e realidade em uma espécie de documentário falso, com a montagem intensa e acelerada de Hank Corwin.

Não Olhe para Cima | Trailer oficial | Netflix

Entre os muitos personagens vistos em cena, vemos um estudo de personagens, onde cada um deles representa uma camada da sociedade: a presidente Orlean é uma ironia que simboliza políticos nepotistas e que desacreditam na ciência e só enxergam o próprio umbigo, como Donald Trump e Jair Bolsonaro; a mídia sensacionalista dos apresentadores Brie Evantee (Cate Blanchett) e Jack Bremmer (Tyler Perry), o empresário bilionário Peter Isherwell (Mark Rylance) e a exaltação da vida privada de celebridades, como o relacionamento entre Riley Bina (Ariana Grande) e DJ Chello (Kid Cudi).  

O elenco é um espetáculo à parte. Os protagonistas Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence nunca estiveram tão à vontade em seus papéis. DiCaprio, inclusive, possui grandes chances de conquistar uma indicação ao Oscar. Impecáveis, Meryl Streep, Jonah Hill, Rob Morgan, Mark Rylance e Cate Blanchett aproveitam cada momento que o roteiro apresenta e roubam a cena sempre que aparecem. O único ponto negativo fica com a pequena e desnecessária participação do ótimo Timothée Chalamet, em um personagem totalmente deslocado na trama.  

Apesar das quase 2 horas e meia de duração, Não Olhe para Cima é o maior lançamento do ano na Netflix. Com uma imperdível cena pós-créditos, é um filme divertido, bizarro e extremamente necessário. Em tempos de pandemia global, uma sátira (infelizmente) perfeita dos nossos dias atuais.  

Publicidade
Sair da versão mobile