Ao longo desta quinta-feira (30), cerca de 30 pessoas moradoras da Colônia de Pescadores Z3 receberam uma Consultoria promovida pela Prefeitura de Pelotas, via Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e Sebrae.
O encontro faz parte do primeiro eixo do projeto Bairro Empreendedor para identificação e desenvolvimento das ações.
Com esta consultoria, a ideia é traçar um diagnóstico junto a grupos representativos da comunidade local, acerca das demandas, o que é esperado em termos de oportunidades para a elaboração de um planejamento estratégico, além da apresentação das possibilidades que poderão ser executadas.
Participaram do encontro comerciantes, pescadores, integrantes de associações, de escolas e representantes da comunidade em geral. Após esse mapeamento serão formados grupos intersetoriais para a execução das ações definidas.
O Bairro Empreendedor
Instituído pela Lei nº 6.927/2021, o Bairro Empreendedor é um projeto de autoria da Prefeitura, que busca identificar, valorizar e estimular iniciativas nas comunidades, periferias e distritos de Pelotas.
A proposta busca encontrar ações empreendedoras e possibilidades de desenvolvimento, sendo articulada com o Conselho Municipal de Desenvolvimento, Trabalho, Emprego e Renda; com a área privada e com iniciativas individuais ou coletivas, além de se voltar ao estímulo e à orientação para empreendimentos.
A iniciativa foi estruturada em quatro eixos: Descentralização, com ações de mapeamento, identificação da comunidade colaboradora e de ações valorização e divulgação; a Rede Empreendedora, com foco na construção de soluções conjuntas; a Qualificação, com formação de agentes multiplicadores, ações de ensino e capacitação, de formação e estímulo ao empreendedorismo para jovens e mulheres; além do Financeiro com linhas de microcrédito a partir de recursos oriundos das iniciativas públicas e privadas.
Integram o programa Bairro Empreendedor seis secretarias municipais, o sistema “S”- Sebrae, Senac e Sesc, a Central Única das Favelas (Cufa), o Parque Tecnológico e a Casa do Microcrédito.