Connect with us

Brasil e mundo

Daniel Trzeciak explica voto a favor do Voto Impresso

Publicado

on

O Amigos ouviu o deputado federal pelo PSDB gaúcho Daniel Trzeciak, sobre sua decisão de não seguir a orientação do partido para a bancada federal, contra o Voto Impresso:

Não acreditas nas urnas eletrônicas?

É preciso deixar claro: pela proposta votada ontem, a urna eletrônica continuaria existindo. A impressão do voto seria um complemento. O recibo cairia diretamente numa urna, sem qualquer contato do eleitor. O eleitor não sairia com qualquer comprovante. Acredito e confio nas urnas eletrônicas. Mas não vejo por que não aprimorar o sistema de votação atual. A meu ver, e como cidadão, temos que ser favoráveis a tudo o que for no sentido de conferir maior transparência ao processo, maior lisura, maior segurança. A forma como deveria ser feita a apuração era outra história, teria que ser regulamentada em outro momento, seja por lei, seja por resolução do TSE. Ontem, a votação era para responder: queremos ou não esse complemento às urnas eletrônicas? Ganhou o não. Mas é bom lembrar que o tema não é novo. Desde FHC esse tema retorna. Em 2002, 2009 e 2015 vimos o Congresso aprovando o voto impresso e, no fim, o STF suspendendo a eficácia das leis aprovadas.

Por que não seguiste a orientação do partido de recusar a PEC?

A Bancada Federal, assim como a Executiva Nacional, ponderou e debateu muito o tema. Tenho a liberdade de divergir. E muitos deputados do PSDB também divergiram. Na minha leitura, o voto impresso auditável colocaria fim à tentativa de tumulto antecipado das eleições do ano que vem. Era uma tentativa de diminuir ao máximo a instabilidade política para 2022. Gostemos ou não, é fato que uma parcela da população ou a não confiar tanto nas urnas eletrônicas. Se é assim, volto a repetir, por que não buscar o aprimoramento do processo? A proposta em debate era pelo voto impresso em papel auditável, mas pode vir a ser o voto auditável certificado em documento eletrônico também, como propõem alguns engenheiros do ITA. Enfim, a busca por melhoramentos deve ser contínua.

Não contou na sua decisão a preocupação com emendas suas para a região, que poderiam, por retaliação, ser travadas?

Publicidade

Os recursos que o mandato vem conseguindo para Pelotas e região independem de qualquer votação. Além de ser uma prerrogativa constitucional que todo parlamentar possui, de fazer indicações impositivas ao orçamento, cabe a cada parlamentar buscar alternativas para descentralizar recursos concentrados em Brasília ou em outras regiões. A mim cabe conhecer as realidades mais carentes e buscar resolvê-las. Meu foco está aí: contribuir para melhorar a vida das pessoas.

Li interpretações na imprensa de que o racha nos votos na bancada tucana teria a ver com uma disputa entre Aécio e Doria e as prévias do PSDB para presidente. Não procede?

Desconheço a origem dessa interpretação, até porque trabalho para que o candidato vencedor das prévias seja o Eduardo Leite. É quem tem no diálogo e no respeito às divergências as ferramentas essenciais para pacificar o país e implementar o ritmo de reformas necessárias para destravar a máquina pública.

Daniel

Publicidade
1 Comment

1 Comments

  1. Roberto Martinez Nunes

    12/08/21 at 11:50

    Parabéns pela posição. tudo o que se pode aprimorar porque não?

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Brasil e mundo

CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo

Publicado

on

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição no Brasil para presidente, governadores e prefeitos foi aprovada, nesta quarta-feira (21), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A PEC 12/2002 ainda aumenta os mandatos do Executivo, dos deputados e dos vereadores para cinco anos. Agora, o texto segue para análise do plenário do Senado.

A PEC previa o aumento do mandato dos senadores de oito para dez anos, mas a CCJ decidiu reduzir o tempo para cinco anos, igual período dos demais cargos. A proposta ainda unifica as eleições no Brasil para que todos os cargos sejam disputados de uma única vez, a partir de 2034, acabando com eleições a cada dois anos, como ocorre hoje.

A proposta prevê um período de transição para o fim da reeleição. Em 2026, as regras continuam as mesmas de hoje. Em 2028, os prefeitos candidatos poderão se reeleger pela última vez e os vencedores terão mandato estendido de seis anos. Isso para que todos os cargos coincidam na eleição de 2034.

Em 2030, será a última eleição com possibilidade de reeleição para os governadores eleitos em 2026. Em 2034, não será mais permitida qualquer reeleição e os mandatos arão a ser de cinco anos.  

Após críticas, o relator Marcelo Castro (MDB-PI) acatou a mudança sugerida para reduzir o mandato dos senadores.

“A única coisa que mudou no meu relatório foi em relação ao mandato de senadores que estava com dez anos. Eu estava seguindo um padrão internacional, já que o mandato de senador sempre é mais extenso do que o mandato de deputado. Mas senti que a CCJ estava formando maioria para mandatos de cinco anos, então me rendi a isso”, explicou o parlamentar.

Com isso, os senadores eleitos em 2030 terão mandato de nove anos para que, a partir de 2039, todos sejam eleitos para mandatos de cinco anos. A mudança também obriga os eleitores a elegerem os três senadores por estado de uma única vez. Atualmente, se elegem dois senadores em uma eleição e um senador no pleito seguinte.

Os parlamentares argumentaram que a reeleição não tem feito bem ao Brasil, assim como votações a cada dois anos. Nenhum senador se manifestou contra o fim da reeleição.

Publicidade

O relator Marcelo Castro argumentou que o prefeito, governador ou presidente no cargo tem mais condições de concorrer, o que desequilibraria a disputa.

A possibilidade de reeleição foi incluída no país no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1997, mudança que permitiu a reeleição do político em 1998.

“Foi um malefício à istração pública do Brasil a introdução da reeleição, completamente contrária a toda a nossa tradição republicana. Acho que está mais do que na hora de colocarmos fim a esse mal”, argumentou Castro.

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading