Connect with us

Pelotas e RS

Pedro Hallal recebe Medalha do Mérito Farroupilha

Publicado

on

O ex-reitor e epidemiologista da UFPel Pedro Hallal, coordenador da pesquisa Epicovid-19, o maior estudo sobre coronavírus no País, recebeu, da Assembleia Legislativa do RS, a Medalha do Mérito Farroupilha, principal distinção conferida pelo Parlamento Gaúcho. Proposta pelo deputado Zé Nunes, a homenagem ocorreu de forma híbrida, na tarde desta terça-feira (6), na Sala da Presidência da ALRS.

Pedro Hallal

Hallal, agradecendo a homenagem, ressaltou que se trata de uma vitória coletiva, da Região Sul, de Pelotas, da UFPel, da Escola Superior de Educação Física, da Ciência e da Educação. Em relação à pandemia no país, lembrou que o Brasil perdeu mais de 330 mil vidas. “Pelo menos, 250 mil poderiam ter sido salvas se não fosse a negativa do governo federal em seguir as orientações científicas”, sublinhou.

O ex-reitor e epidemiologista é graduado em Educação Física e possui mestrado e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres e, em 2011, venceu o prêmio Wellcome Trust Young Investigator, com o qual obteve financiamento para suas pesquisas sobre efeitos da inatividade física na saúde. Foi o mais jovem professor a conduzir uma instituição federal de Ensino Superior no país e também o mais jovem afiliado da Academia Brasileira de Ciências.

O deputado Zé Nunes disse que a homenagem é à Ciência, ao conteúdo intelectual e à Democracia. Ele afirmou que Hallal conferiu destaque ao Rio Grande do Sul no cenário nacional pelo seu trabalho no enfrentamento à pandemia e representa uma voz importante na luta pela autonomia universitária e pela democracia.

O presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, disse que é um orgulho para o Parlamento gaúcho entregar a Medalha do Mérito Farroupilha a um cientista, especialmente, num momento de pandemia causada por uma doença que ainda está sendo conhecida.

O governador Eduardo Leite lembrou que o trabalho de Hallal colaborou  para que sua gestão entendesse a evolução da crise sanitária no Rio Grande do Sul e analisasse causas, consequências e alternativas disponíveis.

A cerimônia teve a presença, de forma virtual, de diversas autoridades e lideranças e de integrantes da comunidade acadêmica.

Publicidade

Pela UFPel, manifestou-se a reitora Isabela Fernandes Andrade, referindo-se a Hallal como um dos maiores pesquisadores da Universidade, relatando feitos da gestão do homenageado na Reitoria e o seu trabalho na coordenação da pesquisa sobre a Covid. Também presente virtualmente no ato o reitor eleito e pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade, Paulo Ferreira Júnior.

O ex-ministro da Educação Fernando Haddad se manifestou também virtualmente, ressaltando que a “contribuição de Hallal ao Brasil está só começando”. “Soube da ameaça que pairava sobre o Brasil antes de todos. Soube resistir às trevas em que nosso País está mergulhado e a colocar a Ciência acima de interesses pessoais. Estás entre os que serão capazes de reconstruir nossa nação”, disse.

Publicidade
Clique para comentar

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading