Connect with us

Pelotas e RS

Ex-vereador Ornel morre de covid

Publicado

on

Atualizado às 14h12 de 15/01 | O ex-vereador Ademar Fernandes de Ornel, do DEM, de 63 anos, morreu. A notícia veio no final da manhã desta sexta-feira, 15.

Estava com covid, internado na UTI da Beneficência Portuguesa há cerca de 10 dias.  e tinha comorbidades. Deixa sete filhos e três netos.

Ornel foi vereador por 28 anos, sete mandatos. Em 2020, não obteve a reeleição.

O assessor de imprensa da Câmara, Álvaro Guimarães, informa que o velório será no pátio da Câmara de Vereadores, hoje.

“A família apresentou atestado médico de que o ex-vereador não estava mais na fase de transmissão de covid. Por isso, ele será velado no pátio da Câmara, das 16h20 às 19h, com entrada a cada 10 pessoas, da família, amigos, religiosos da crença do vereador. O espaço será isolado por fitas e as pessoas sairão pelos fundos da Câmara. Às 19h, o corpo será levado para sepultamento no Cemitério São Francisco de Paula”.

O nome de quem assina o atestado não foi divulgado.

Publicidade

A prefeitura decretou luto oficial de três dias.

Ornel foi vereador por sete mandatos, completando 30 anos consecutivos nas funções de legislador do Município. Durante três décadas, foi oito vezes presidente da Câmara e manteve-se sempre presente, participativo e articulador em todas as discussões.

“A vida pública era a vida dele. Dedicava-se 24 horas por dia às questões da cidade e das pessoas”, afirma a filha Aline.

Na área profissional, Ornel era professor aposentado do Estado e na ativa do Campus CAVG do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Desde jovem, quando estudante no Visconde da Graça, atendia pelo apelido de “20”, que lhe foi carinhosamente atribuído por seus colegas.

Além do vínculo com a área da Educação, na qual foi secretário municipal da pasta nos anos de 2011 e 2012. Ornel era engenheiro-agrônomo e advogado. Também foi secretário de istração.

O face oficial da Câmara de Vereadores diz:

Foi confirmada na manhã desta sexta-feira (15) a morte do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Pelotas, Ademar Fernandes de Ornel, de 63 anos, em decorrência de complicações adquiridas após ter sido contaminado pela Covid-19. “O vereador Ornel esteve nessa Casa por 28 anos e tem uma história política muito nobre e deixa um legado muito importante para funcionários, assessores e colegas vereadores. Pelotas está de luto”, disse o presidente da Câmara Cristiano Silva (PSDB). A direção da Câmara decretou luto oficial de três dias. Ademar Ornel foi vereador por seis mandatos consecutivos e presidiu a Câmara em sete oportunidades”.

Ornel

No face, a prefeita Paula lamentou e postou em texto:

Foi o Vereador Ornel, ainda como presidente da Câmara de Pelotas, que me deu posse como Prefeita de Pelotas em meu primeiro mandato. De lá para cá, nossas diferenças de visão sobre a política não mudaram, mas soubemos construir uma relação de respeito e de simpatia mútuos. Lamento a morte de uma figura pública que fez parte da política pelotense nos últimos 30 anos, como vereador e por diversas vezes como chefe do Poder Legislativo. Meu abraço de pesar aos familiares, aos amigos e aos eleitores do Ornel”.

Publicidade

Publicidade
Clique para comentar

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading