Connect with us

Pelotas e RS 6f4e3h

PSOL APOIARÁ IVAN NO 2º TURNO: VEJA A NOTA, QUE FALA EM RACISMO 2t5e13

Publicado

on

POSIÇÃO DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PSOL PELOTAS SOBRE O 2 TURNO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2020

Derrotar o projeto privatista do PSDB é urgente e necessário.

O Diretório Municipal do PSOL Pelotas, reunido na tarde de 18/11, torna público sua posição referente ao segundo turno das eleições municipais a partir de alguns pontos essenciais:

1- A candidatura de Júlio Domingues e Daniela Brizolara, dois professores negros, moradores de bairros não centrais de Pelotas, representou com brilhantismo a militância do PSOL Pelotas, colocando a centralidade de melhorias nas condições de vida das pessoas que vivem nas vilas e bairros da cidade. A chapa “Povo no Poder” construiu um programa com viés popular, indicando a necessidade de que o poder seja ocupado por pessoas que historicamente foram alijadas dos espaços de decisão.

2- Infelizmente, o racismo perou todo processo eleitoral, desde o anúncio da candidatura de Júlio Domingues como candidato a Prefeito. Tentativas de marginalização da nossa candidatura pelas mídias de comunicações, manifestações do tipo “não tem cara de prefeito”, “não tem chance”, ou mesmo ações orquestradas como a ideia do “voto útil.” O Racismo se faz presente também após o fim do primeiro turno, com a tentativa de apagamento histórico da primeira chapa composta somente por pessoas negras que concorreu à Prefeitura da cidade de Pelotas.

3- Felizmente, nossa candidatura despertou um sentimento de representatividade e esperança em uma parcela da população, mesmo em meio a tantas dificuldades. Lutamos duramente nesse processo, e agradecemos os 6.691 votos em Júlio Domingues e Daniela Brizolara. O PSOL também recebeu mais de 12 mil votos nas candidaturas a vereança, o que garantiu a duplicação da nossa bancada na câmara municipal, elegendo Fernanda Miranda e Jurandir Silva como os mais votados da cidade.

Publicidade

4- Diante do cenário do segundo turno entre Paula Mascarenhas (PSDB) e Ivan Duarte (PT), viemos pedir a todas e todos que votaram 50 no primeiro turno, que votem na chapa de Ivan Duarte e Iyá Sandrali. É necessário apontar uma breve caracterização da candidatura a reeleição do PSDB, que mais uma vez representa uma coligação grande de partidos, fato que sempre culmina num loteamento dos cargos públicos, visando retribuir o apoio durante o processo eleitoral, sem ter a preocupação com a prestação dos serviços públicos e muito menos com a valorização do funcionalismo municipal. Além disso, durante as eleições a atual Prefeita de Pelotas fez defesa da reforma istrativa do governo Bolsonaro e defendeu a entrega de patrimônio público via PPP’s. Esse projeto precisa ser derrotado.

5- Nosso apoio é programático. A presença de Iyá Sandrali na chapa, mulher negra, Ialorixá, com histórico de luta antirracista, é determinante para a nossa tomada de decisão. O debate sobre a ocupação de cargos públicos nunca fez parte do nosso horizonte. A partir da liderança de Júlio Domingues e Daniela Brizolara, defendemos a incorporação de elementos do nosso programa à plataforma de governo apresentada pelo Partido dos Trabalhadores. É fundamental uma gestão compromissada com a luta antirracista, a justiça social, a participação popular, com políticas públicas para melhorar a vida das pessoas das vilas e bairros, destacando a necessidade de uma politica de saúde pública que resolva os problemas históricos de gestão em saúde. Enfatizamos também a necessidade do compromisso com o fomento da economia popular e solidária, bem como com a geração de emprego e renda a partir das potencialidades locais. Por fim é necessário construir uma Pelotas mais inclusiva, como com a criação Central de Intérprete de libras.

6- Assim, convocamos a toda militância do PSOL para votar 13 no dia 29/11 e seguir construindo, com afinco, nossa ferramenta partidária com independência de classe.

    Publicidade
    Clique para comentar

    Cancelar resposta 3f472d

    Brasil e mundo 3m3y11

    Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame 2773

    Publicado

    on

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

    O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

    Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

    Provas

    O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

    São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

    No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

    Publicidade

    No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

    Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

    No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

    “Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

    2j6r2

    No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

    Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

    O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

    ibilidade

    Publicidade

    O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

    O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

    Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

    Taxa de inscrição

    taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

    Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

    De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

    Publicidade

    Reaplicação

    De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

    Continue Reading

    Pelotas e RS 6f4e3h

    Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção” 6m5a4k

    Publicado

    on

    Continue Reading

    Em alta 43506z

    Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

    Descubra mais sobre Amigos de Pelotas 164y3d

    Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

    Continue reading