Connect with us

Pelotas e RS

FEDERASUL promove seu 16º Congresso

Publicado

on

A FEDERASUL realiza, nesta semana, seu 16ª Congresso que recebe importantes nomes do cenário econômico e político do Brasil.

Destaque para José Galló, presidente do Conselho de istração da Lojas Renner, o  cientista político e professor do INSPER-SP, Fernando Schuler e o jornalista e escritor Clovis de Barros Filho, entre outros. A presidente Simone Leite faz a abertura oficial nesta quarta, às 19h.

Inaugurando a era remota, em consequência da pandemia, a entidade vai utilizar, para transmitir integralmente o Congresso, a plataforma do FACEBOOK.

Simone Leite, presidente da Federasul

Um dos temas do encontro vai discutir os reflexos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), através de um seminário, coordenado pela vice-presidente Jurídica da FEDERASUL, Leticia Batistela, onde será repercutida os reflexos da Lei Geral de Proteção de Dados.

Na programação do encontro a tradicional apresentação dos cases de sucesso de entidades filiadas. Osório e Julio de Castilhos foram selecionados para apresentarem a receita vitoriosa de seus projetos. O grande da estreia traz para o palco principal, o empresário José Galló que vai falar sobre as “Experiências, oportunidades e transformações”.

Na sequência, por volta de 20h30, jornalistas dos principais grupos de comunicação do RS analisam o cenário político nacional e gaúcho. Integram o  “Cenário Político”: Rosane de Oliveira (Grupo RBS); Guilherme Baumhardt (Rádio Guaíba); Fernando Albrecht (Jornal do Comércio); Oziris Marins (Grupo Bandeirantes) e Rafael Marconi (Rede Pampa).

Na quinta (22), o Congresso reinicia com o II Fórum de Mulheres Empreendedoras, às 17h30min com a condução de Têise Colares, presidente do Conselho de Mulher Empreendedora da Federasul.

Publicidade

Em seguida, o vice-presidente de Economia da FEDERASUL, Fernando Marchet, será o mediador do sobre “Perspectiva econômica pós-pandemia”, com a participação de Fernando Schuler; César Saut, presidente da Rio Grande Seguros e o publicitário Alfredo Fedrizzi.

A palestra de encerramento do 16º Congresso da FEDERASUL fica a cargo do jornalista e escritor Clovis de Barros Filho, sobre a valorização à vida dentro do  “A vida que vale a pena ser vivida”. O encerramento está previsto para às 21h.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 16º CONGRESSO DA FEDERASUL EM WWW.FEDERASUL.COM.BR/16-CONFRESSO-FEDERASUL/

Publicidade
Clique para comentar

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading