Connect with us

Pelotas e RS

Una Talks On Line reúne pessoas que vivem experiências transformadoras

Publicado

on

Evento ocorrerá na terça e quarta-feira, com inscrições gratuitas e contará com debatedores locais interagindo com os palestrantes

De todas as interrogações que a pandemia nos trouxe, a necessidade de novos significados é uma certeza. A terceira edição do Una Talks acontece 100% on line nos dias 20 e 21 de outubro e faz um convite a esse debate.

O que faz sentido e qual a transformação que o mundo precisa? Para trazer luz a essa reflexão, o evento dá voz a um elenco de palestrantes que já vivem essa mudança.

“Através desse debate virtual, com pessoas que estão impactando e fortalecendo o ecossistema de inovação social, queremos trazer novas ideias e inspirar as iniciativas que já acontecem em âmbito local”, salienta o co-fundador da Idealiza Urbanismo, Fabiano de Marco.

Para fazer essa conexão, após cada palestra os convidados irão dialogar com expoentes locais.

A programação conta com oito palestras curtas de vozes de renome nacional, em quatro eixos, durante os dois dias.

Publicidade

As transmissões acontecem sempre a partir das 17h, tendo como anfitrião o poeta Allan Dias Castro.

Allan, poeta, será o anfitrião

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas através do site http://www.unatalks.com.br. Os inscritos receberão um e-mail com o endereço do YouTube para assistir à programação.

Durante a transmissão serão divulgados links de Zoom para ar as mesas redondas entre palestrantes e debatedores de Pelotas. As salas serão simultâneas, com o limite de 500 participantes.

PROGRAMAÇÃO

Na terça-feira (20), a programação do Ato I começa com a história de Claudinho Miranda, criador do Instituto Favela da Paz — uma espécie de flor no asfalto da cidade mais populosa do país.

Claudinho

Durante anos o Jardim Ângela, em São Paulo, foi considerado o bairro mais perigoso do mundo pela ONU. O título negativo deu lugar a um núcleo de arte, cultura e desenvolvimento tecnológico a partir das transformações propostas por ele.

Na sequência, Ana Thomaz divide sua experiência com criação da Vila XI e conta as premissas de um novo conceito de vida que inclui diferentes paradigmas de educação.

Ana Thomaz

No segundo ato, as palestras abordam o processo de transformação a partir da mudança interna, incluindo autoconhecimento e autocuidado. Para Carlos Burle, todo ser humano deveria aprender a surfar.

Burle

Publicidade

O ícone do esporte mundial acredita que essa metáfora se aplica à vida. A partir de suas vivências, sugere um mergulho nas provocações existenciais.

Fechando o primeiro módulo, a cantora, compositora e dançarina Flaira Ferro lança um olhar sobre a arte que cura. Nascida em Recife, tem sua trajetória ligada à difusão da cultura popular desde a infância e encontrou nesse universo as ferramentas para o autoconhecimento e desenvolvimento humano.

Flaira

Na quarta-feira (21), a programação traz temas que relacionam o ser ao mundo exterior. As transmissões começam também com o Ato III, às 17h, com o presidente do Instituto Integral Brasil, Marcelo Lopes Cardoso.

Ele compartilha suas experiências profissionais nas áreas de desenvolvimento de pessoas e sustentabilidade a partir metodologias baseadas na Teoria U, Teoria Integral, Constelação Familiar e Organizacional, Diálogo de Vozes, Psicologia Positiva e do Desenvolvimento, Neurociência, Sociologia e Teoria da Complexidade.

Marcelo

Logo após, Caio Guimarães, cofundador da BeOne Technologies, conta como criou uma empresa de soluções tecnológicas para geração de saúde e bem-estar. Sua primeira invenção, uma bota que cura pé diabético, já rendeu reconhecimento internacional, destacando-o com um dos profissionais que está mudando o mundo.

Caio

No Ato IV, Maurício Duarte Pereira, arquiteto do escritório dinamarquês Gehl Architects, compartilha seu olhar sobre as cidades. Ele abordará a conexão perfeita entre vida urbana, espaços e paisagens naturais, a partir dos princípios defendidos por Jan Gehl, referência internacional no Novo Urbanismo.

Maurício

Na mesma onda criativa, o paulista Mundano fecha o evento com um debate sobre a arte urbana e seu papel social. Conhecido internacionalmente pela potência de seu traço, o grafiteiro tem a preservação do meio ambiente e os direitos humanos universais como base de seu ativismo.

Mundano

Serviço:

Una Talks – 3ª edição (On Line)

20 e 21 de outubro (terça e quarta-feira)

Início das transmissões às 17h

Publicidade

Inscrições gratuitas: www.unatalks.com.br

Publicidade
Clique para comentar

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading