Connect with us

Pelotas e RS

Novo decreto libera outros trabalhos no lockdown

Publicado

on

Avaliação: 5 de 5.

Na tarde desta quinta-feira (6), foi divulgada a reedição do Decreto Municipal que determinou lockdown a partir de sábado (8) em Pelotas.

O regramento complementar à determinação anterior incluiu atividades e serviços na lista de essenciais, que poderão funcionar durante a ação de enfrentamento ao coronavírus.

O novo decreto libera as atividades de segurança patrimonial privada, assim como aquelas que garantem o funcionamento de servidores, banco de dados e data centers.

Hotéis e estabelecimentos que prestem serviço da mesma natureza também poderão funcionar.

Publicidade

As indústrias da área da alimentação, com operação 24h, foram incluídas na lista de fundamentais mesmo durante o lockdown.

Também estão permitidas as atividades que dão e a hospitais, postos de saúde, unidades básicas de saúde, de pronto-atendimento, que realizem exames e análises laboratoriais, e serviços que não podem ser interrompidos.

A manutenção de urgência em redes de telefonia e internet, nas atividades consideradas essenciais, está autorizada.

A reedição do decreto que determinou lockdown em Pelotas também prevê que o embarque e desembarque de ageiros do transporte intermunicipal será realizado, exclusivamente, na Rodoviária, que atuará em plantão com número reduzido de servidores.

Publicidade

Cuidadores de idosos e funcionários de açougue que atuam na regulação de câmaras frias e trabalhadores que moram em Pelotas mas trabalham em outros municípios, poderão circular, especificamente para estas atividades.

Poderão circular também pessoas vindas da Rodoviária, onde ocorrerão todos os embarques e desembarques intermunicipais (com exceção dos ônibus do Capão do Leão, cujo ponto final é no Centro). Apenas para chegar e sair.

Conforme anúncio feito pela prefeita Paula Mascarenhas, oficializado pelo Decreto 6.300/2020, das 20h do sábado (8) às 12h da terça-feira (11), Pelotas estará em lockdown como uma ação de enfrentamento à pandemia.

A proposta do Município é a de aumentar o índice de isolamento da social, que se encontra com média de 45%, para tentar controlar o crescimento de casos confirmados de Covid-19.

Publicidade
LEIA INTEIRO O DECRETO DE LOCKDOWN

Publicidade
10 Comments

10 Comments

  1. Rose Soares

    07/08/20 at 13:43

    É impressionante a desinformação da população! Convivem diariamente com milhões de vírus, bactérias,de repente só existe Comuna vírus.Fiquem em casa preservem a saúde,a economia não importa,linda falácea de uma comunista( PSDB) nunca mais.O interessante que ela não está preocupada com a economia do Brasil,estado e municípios porque será! Político comunista se importa apenas com a ideologia partidária.

  2. Clanir

    07/08/20 at 11:35

    Porquê só a partir das 20h de Sábado???? Muito estranho!

  3. KENNETH ERNST SCHOLL

    07/08/20 at 09:43

    Lockdown sera bom sábados e domingos. fim de semana que a população sai muito. maioria nao trabalha. e saiem para rua ear. ponte do laranja: so a que e morador ou entrega para os estabelecimentos. da para fazer a blitz ja na rotula antes da ponte.

  4. Lidiane Barreiro

    07/08/20 at 07:26

    TRANCA RUA 😂😂😂😂😂😂😂😂

  5. Renata de Lima Lemos

    07/08/20 at 01:37

    FIQUEM EM CASA E SALVE VIDAS … MEDIDAS MAIS SEVERAS E LONGAS DEVERÃO OCORRER SE A POPULAÇÃO E EMPRESÁRIOS NÃO COLABORAREM…

  6. SELOI SILVEIRA CALDEIRA

    07/08/20 at 01:25

    Dar prioridades não é válido, o que for pra um será pra todos. As pessoas estão loucas, não respeitam os outros e nem a sí próprias. Se querem morrer, morram sózinhos.

    • Francisco

      08/08/20 at 01:33

      Moro em pelotas mas precisei viajar para outro estado na última segunda feira. Preciso voltar para casa, de carro, na segunda feira pela manhã, como faço?

  7. Aitana

    06/08/20 at 20:31

    Responsabilidade e consciência!!

  8. Aitana

    06/08/20 at 20:23

    Lockdown é lockdown, que isso sra. Prefeita, na quarta feira vai triplicar o n° de contaminados, dando 10 os para trás?

  9. Paulo Kelbert

    06/08/20 at 19:27

    Bastou sair o decreto de ontem e a cidade inteira foi se aglomerar nos hipermercados de Pelotas. É assim, de modo atabalhoado que a istração municipal quer enfrentar a pandemia?
    Os governantes gostam de instilar o pânico na população.
    Isto é o reflexo de como está perdida a Prefeitura.
    E a cidade, dia a dia, morre um pouco.

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading