Connect with us

Pelotas e RS

ENTENDA AS DECISÕES DE PAULA EM RELAÇÃO ÀS BANDEIRAS

Publicado

on

Essa situação das bandeiras está confusa.

Se já estava confuso, ontem sábado (11) ficou ainda mais.

Na quarta-feira, a prefeita Paula disse ao Amigos, em entrevista, que não hesitaria em decretar lockdown em Pelotas, a pior classificação do Plano de Controle de Distanciamento de contágio do novo coronavírus no RS, se os números, crescentes na cidade, piorarem muito.

Ao aceitar dias antes a bandeira vermelha sem recorrer, disse que estava sem argumentos para recorrer.

Já ontem, sábado, anunciou em vídeo que pretende recorrer para ter bandeira laranja, voltando atrás do aceite da bandeira vermelha, que fechou o comércio e serviços não essenciais.

Hoje, domingo, a Vigilância Epidemiológica registrou o maior número de infectados, 33.

Publicidade

Muita gente não entendeu por que a prefeita, na mesma semana, acenou com bandeira preta e, em seguida, com laranja, já que ela anunciara que pretendia manter Pelotas por 15 dias em bandeira vermelha.

A explicação, oficial ao menos, é esta:

Pelo Plano do governo do estado, que define as bandeiras e as restrições de cada uma, o prefeito que não recorre de uma bandeira por duas semanas seguidas, como Paula pretendia fazer, mantendo a vermelha por 15 dias, perde direito de recorrer na terceira semana. Fosse assim, Pelotas teria, forçosamente, de ficar mais uma semana na mesma bandeira, o que daria 21 dias seguidos de bandeira vermelha em Pelotas, com o comércio e os serviços não essenciais fechados por essas três semanas, como determina a bandeira.

Paula não sabia da regra. Quando soube, ontem (sábado), decidiu recorrer para bandeira laranja neste domingo (12), final da primeira semana de vermelho. 

Aparentemente, será um recurso pró-forma, como se diz, só para constar que recorreu, apenas para poder ter DIREITO DE RECORRER PARA VALER NO PRÓXIMO DOMINGO (19), com chance de reverter a bandeira para laranja, o que não seria possível se não recorresse neste domingo (12).

Mas o quadro anda tão imprevisível, que eu não duvidaria que a bandeira mude pra laranja já nesta segunda (13).

Publicidade

Rubens Spanier Amador é jornalista e editor do Amigos de Pelotas.

Jornalista e escritor. Editor do Amigos de Pelotas. Ex Senado, MEC e Correio Braziliense. Foi editor-executivo da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). Atuou como consultor da Unesco e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Uma vez ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo, é autor dos livros Onde tudo isso vai parar e O fator animal, publicados pela Editora Lumina, de Porto Alegre. Em São Paulo, foi editor free-lancer na Editora Abril.

Publicidade
1 Comment

1 Comments

  1. Rose Soares

    13/07/20 at 09:03

    Bom diaaaa! É o problema que eles já não tem mais o que inventarem para manter a população ‘sob cárcere’.Eles o governo sabe que a PF vai baixar para o estado… Além de essas bandeiras que gostaria de saber qual o inteligente que inventou. E outra o Presidente aprovou uma Lei em todo território nacional que desobriga o uso de máscaras e multa.Decreto lei esdrúxulos, a prefeita deve de saber que não é para ser obedecido, a não ser que ela esteja se sentindo protegida pelo STF.

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading