Connect with us

Pelotas e RS

Prefeitura confronta pelotense com lixo mal descartado

Publicado

on

Quem ou pelo Calçadão da Andrade Neves, na tarde desta quarta-feira (3), foi surpreendido ao encontrar uma estrutura diferente próxima ao Chafariz das Três Meninas, que atraiu olhares curiosos da população.

No entanto, a caixa de acrílico com 2 metros de altura guardava um conteúdo bastante conhecido por todos: lixo. Todos os resíduos expostos foram retirados pelo Sanep na primeira semana do mutirão de limpeza das bocas de lobo e levados até o centro da cidade para dimensionar a gravidade do problema de descartar o lixo incorretamente.

Nas primeiras noites de trabalho da autarquia, mais de 300 bueiros foram limpos e uma caçamba de caminhão cheia de resíduos recolhida – principalmente, com garrafas pet e sacolas plásticas, que obstruíam as estruturas e impediam o escoamento da água.

A ideia do Sanep é alertar os cidadãos e demonstrar que o lixo jogado por eles na rua, uma hora ou outra, retornará causando alagamentos e prejudicando sua própria rotina no município. 

A prefeita Paula Mascarenhas e o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, acompanharam o início da atividade e aproveitaram para conversar com as pessoas sobre o tema. De acordo com Paula, atividades de educação ambiental, como esta, precisam ser reforçadas para conscientizar a população.

A iniciativa chamou a atenção de pelotenses que caminhavam pelo Calçadão e pararam para observar os resíduos, responsáveis por entupir os sistemas de drenagem até a semana ada. É o caso da aposentada Leiane Rodrigues, que aprovou a exposição como forma de sensibilizar a comunidade.

Mutirão de limpeza chegará aos bairros

O diretor-presidente do Sanep explica que, pelos próximos três meses, a autarquia dará continuidade ao mutirão de limpeza das bocas de lobo. A expectativa é de que em 15 dias, cerca de mil estruturas já estejam desobstruídas e o serviço seja direcionado aos bairros, acrescenta Garcia. A ação acontece sempre durante a noite, das 19h às 7h, para evitar interrupções no trânsito e aglomerações. Somente no primeiro trecho que recebeu o mutirão (esquina das ruas Gonçalves Chaves e Tiradentes), em maio, três sacos cheios de lixo foram retirados.

Plástico Zero

Paralelo à limpeza dos bueiros, o Sanep também busca evitar que tantos resíduos cheguem aos sistemas de drenagem e provoquem os alagamentos. Pensando nisso e em contribuir para a redução da poluição plástica no mundo, lançou o projeto Plástico Zero no último mês. Através de campanhas educativas em cinco feiras da cidade, a iniciativa vai distribuir, à população, ecobags (sacolas de pano reutilizáveis) no lugar dos sacos plásticos.

Publicidade

Publicidade
1 Comment

1 Comments

  1. Fernando Rohnelt Filho

    04/06/20 at 01:07

    Excelente idéia, pode ser que saltando aos olhos, as pessoas tomem consciência de que são responsáveis pela manutenção de limpeza da cidade. Com toda certeza da maneira que se apresenta uma hora irá acontecer o óbvio, um alagamento desproporcional, aí a culpa será de quem? Da prefeitura, da prefeita ou do cidadão que joga seu lixo por todo canto da cidade.

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading