Connect with us

Pelotas e RS

Isolamento social médio em Pelotas é de 52%, diz prefeitura

Publicado

on

Prefeitura diz que a população pelotense tem respeitado o isolamento social – informação, segundo o Paço, confirmada em análise da In Loco, empresa de tecnologia de geolocalização.

Pelo sinal emitido nos smartphones, o sistema identificou 74,1% da população em isolamento no domingo, 22 de março, com uma média de 52% de afastamento durante o mês de abril.

 

Os números demonstraram, segundo a prefeitura, que os pelotenses buscam colaborar no enfrentamento da pandemia, bem como que o Poder Público coloca em prática ações que vão ao encontro das indicações de especialistas em saúde. Eles recomendam 70% de afastamento como prática capaz de estabilizar o contágio.

O levantamento da movimentação nas cidades gaúchas teve início em 1º de março e também indicou que a taxa de adesão da população sofreu variações ao longo dos dias, com engajamento mais forte aos fins de semana e feriados. O dia 22 é um exemplo, na mesma semana em que um decreto municipal suspendeu as atividades comerciais e paralisou as aulas nas escolas públicas e privadas.

Domingos e feriados são os dias em que as pessoas mais costumam ficar em casa, pelo tradicional almoço familiar ou apenas para descanso. Em abril, o maior índice registrado foi de 64,26%, observado no dia 19 – último domingo antes da retomada lenta e gradual do comércio, permitida pelo decreto nº 6.268, de 23 de abril.

Comparação entre cidades

O pico de 74,1% registrado em Pelotas pode ter relação direta com o número de casos positivos para a Covid-19, além de também demonstrar que as providências tomadas pelo governo municipal, baseadas em evidências científicas, têm surtido efeito para controlar a contaminação.

Publicidade

Em termos comparativos, pode-se analisar o caso de Novo Hamburgo, localizada na região metropolitana do Estado. O município tem média de isolamento, em abril, próxima de Pelotas (51%), mas ultraou a cidade no índice de distanciamento, com registro de 76,5% também em 22 de março. Entretanto, registrou 37 casos confirmados e dois óbitos pelo novo coronavírus até o momento, em uma população de aproximadamente 246 mil habitantes, conforme dados do IBGE. Enquanto isso, Pelotas – com cerca de 340 mil residentes – manteve 22 constatações e não apresentou nenhuma morte até esta segunda-feira (4).

O controle estabelecido na cidade, durante o mandato da prefeita Paula Mascarenhas, em parte se dá graças à colaboração dos cidadãos que seguem as restrições de segurança, usam máscaras de proteção e mantêm o isolamento social. Por outro lado, as normas rígidas aplicadas pelo Poder Público, por meio de decretos que visam orientar o comportamento frente à pandemia, são imprescindíveis à contenção da propagação do vírus.

Na avaliação da prefeita, reduzir para 30% a lotação de restaurantes, exigir uso de máscara de proteção a fim de ingressar nos comércios, higienizar constantemente os ambientes com circulação de pessoas e não abri mão da rigidez nas exigências para abertura de salões de beleza, foram algumas ações que se mostraram eficientes na contenção do patógeno, causador da Covid-19.  

“Contamos com a adesão dos pelotenses ao isolamento social. Precisamos segurar a curva de contaminação para termos tempo de garantir o número de leitos necessários ao atendimento dos doentes”, lembrou Paula ao comentar os dados.

Situação no Estado

O levantamento também mapeou a movimentação nos demais estados brasileiros e demonstra ainda que as recomendações do governo do Rio Grande do Sul também estão sendo respeitadas na maior parte das cidades gaúchas.

No início do mês de abril, o Rio Grande do Sul chegou a ser o 6º estado em termos de isolamento social da população, mas com o crescimento no número de casos em outras localidades, chegou a ocupar a 13ª posição no domingo – 26 de abril –, com taxa de 50,01% de distanciamento. Apesar da queda, o índice ainda está abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam 70% de afastamento como o percentual indicado à garantia de a transmissão seja estabilizada.

Publicidade

Como funciona a geolocalização

Por ser amplamente conhecida e estar presente em sistemas de GPS, Wi-fi e Bluetooth, instalados em telefones celulares, a tecnologia foi utilizada para capturar dados de forma criptografada, de forma a respeitar a privacidade do usuário e para que ninguém possa ser identificado individualmente. Apenas a localização é disponibilizada e os dados são ainda agregados por bairros, resultando no índice de movimentação de pessoas dentro das comunidades. No Brasil, com o uso desse sistema, aproximadamente 60 milhões de pessoas são rastreadas.

Publicidade
Clique para comentar

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading