Connect with us

Pelotas e RS 6f4e3h

PELOTENSE QUE USAR ÔNIBUS TERÁ DE USAR MÁSCARA q4m5z

Publicado

on

Última atualização às 11h54 |

A prefeita Paula fez uma live há pouco para anunciar uma avaliação da efetividade do decreto pelo qual reabriu grande parte do comércio da cidade, tornando mais rigorosas as medidas de proteção. O decreto completa uma semana.

Ela disse que manterá o decreto em vigor, mas acrescentando um artigo que obrigará os ageiros de ônibus a usar obrigatoriamente máscara. Locais que vendem bebidas deverão fechar às 21h, inclusive supermercados e restaurantes que as vendem.

O que mais ela disse:

Pelotas tem, segundo pesquisa da UFPel, de 100 a 520 casos contaminados.

Pelotas sempre está na média ou acima do estado, na taxa de isolamento social.

Publicidade

O quadro do isolamento mostra que pessoas não saíram à rua, apesar do decreto.

Vi claramente que de quarta para quinta da semana ada aumentou o número de pessoas com máscara na rua. E continua assim.

Das 9 cidades pesquisadas pela UFPel, Pelotas, em 20 de abril, estava em segundo lugar em isolamento. No dia 21, primeiro lugar. Dia 22, em terceiro lugar. Dia 23, em terceiro. Dia 24, em terceiro. Dia 25, em terceiro. Dia 26, em segundo lugar. O que significa que Pelotas sempre esteve entre as cidades que mais vêm cumprindo o isolamento.

Agradeço aos empresários e comerciantes. E peço que não haja relaxamento. Podemos avançar se houver responsabilidade.

Mesmo assim, a receita ainda é “Fica em Casa”.

Pesquisa mostrou que em Pelotas pessoas que saíam de casa estavam em 18,4%. Na segunda pesquisa, pós-decreto, ou para 26%, normal.

Nós avaliamos que manter tudo fechado produziria um estressamento que poderia levar a uma perda de controle. Daí termos flexibilizado, ao mesmo tempo em que tornamos mais rigorosas as medidas de segurança.

Publicidade

A maioria dos empresários vem respeitando o decreto, cumprindo as medidas de proteção.

Temos hoje 58 leitos de enfermaria e 31 leitos de UTI.

Temos quatro pacientes internados. Nossa situação ainda é confortável.

Recomendo cuidados de higiene etc., para manter a curva baixa.

Até 30 dias deveremos ter mais leitos e insumos, com o objetivo de chegar a 214 leitos de enfermaria e 98 leitos de UTI. Se o MS mandar 20 respiradores, serão 98, senão serão 78 leitos de UTI.

Vou alugar 30 leitos de UTI em hospitais privados, inclusive em Rio Grande.

A situação não é tranquila para ninguém.

Publicidade

Cultos podem reunir no máximo 30 pessoas, com distanciamento entre elas.

Academias e escolas de educação infantil, por ora, não poderão funcionar.

Nós esperaremos o decreto do governador para reavaliar como proceder com academias, escolas de educação infantil e outros setores.

Eu me preocupo, mas busco o equilíbrio seguro, e me sinto reassegurada, até aqui, pela pesquisa da UFPel.

Compramos mais de dois mil testes rápidos, estamos esperando. São poucos testes para a necessidade. Respeitaremos protocolos oficiais para definir como serão aplicados. Tentaremos comprar mais 3 mil testes. O mercado mundial restringiu as exportações.

Vamos intensificar o rigor na fiscalização de filas na Caixa e nas lotéricas.

Vacinamos até aqui cerca de 80 mil pessoas contra a gripe, seguindo o protocolo, começando pelos idosos e profissionais de saúde.

Publicidade

Pessoas com sintomas de gripe devem procurar postos de saúde (UBS) de manhã.

Contratamos mais de 200 pessoas para atender no Centro Covid, e precisaremos contratar mais para o Hospital de Campanha. O custo tem sido grande, inclusive com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Temos buscado fornecedores que vendam com preço justo, é um processo demorado.

A gente acredita que o MS credenciará os novos leitos que estamos abrindo e fará pagamentos justos.

A gente não sabe quanto tempo vai levar a pandemia.

Mas quanto mais pessoas entenderem o momento, quanto mais se cuidarem, mais rápido aremos pela situação.

Vamos, juntos, vencer o coronavírus.

Publicidade

Publicidade
Clique para comentar

Cancelar resposta 3f472d

Brasil e mundo 3m3y11

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame 2773

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

2j6r2

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS 6f4e3h

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção” 6m5a4k

Publicado

on

Continue Reading

Em alta 43506z

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas 164y3d

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading