115f4e
O Sinduscon mantém decisão tomada na sexta-feira ada, de manter os canteiros de obras funcionando.
Fabrício Iribarrem, presidente do Sinduscon
Posição do Sinduscon:
Em assembleia extraordinária por vídeo conferência no início da noite desta sexta-feira, os associados do Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região definiram pela manutenção de operações em canteiros de obras, seguindo a mesma conduta das indústrias locais.
As construtoras deverão adotar as recomendações da Cartilha Orientativa Coronavirus, lançada nesta última semana pelo sindicato estadual em parceria com o Sesi/RS, Fiergs e Sindicato dos Trabalhadores.
Segundo o presidente do Sinduscon/Pelotas, Fabrício Iribarrem, a definição da categoria leva em conta as características da atividade: sem contato e atendimentos diretos ao público; locais abertos e arejados, o que torna mais raro o compartilhamento do vírus e facilidade para isolamento em caso de algum sintoma suspeito entre os colaboradores.
- Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame
- CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo
- Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”
- Um homem coerente
- Prefeitura vai homenagear Mães com uma blitz
“Nossa escolha preza pela manutenção de empregos e empresas. Nesta última semana, inclusive, a maioria das construtoras intensificou treinamentos de equipes de obras, levando em conta distanciamento entre trabalhadores; escalonamento de grupos na utilização dos refeitórios e postos de trabalho; reforços em equipamentos de proteção e levantamento de deslocamentos das residências até os locais de operação”, disse.
Ele ainda destacou que a maioria dos trabalhadores do setor não utiliza o transporte público urbano, que seria uma ameaça em função da aglomeração e contatos com pessoas distintas e que os casos isolados serão tratados individualmente. Os operários que se encaixam no grupo de risco, determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS,) estão automaticamente afastados dos canteiros de obras, bem como, aqueles que convivem diretamente com pessoas identificadas no grupo de risco.
Mesmo com a definição da postura oficial do setor, a maioria das construtoras anunciou a redução de horários e drástica diminuição de produção. As estruturas de escritórios estão trabalhando no regime de home office.
Município suspende execução de todas as obras públicas