Connect with us

Pelotas e RS

Prêmio para Idealiza (Parque Una) impulsiona expansão da empresa

Publicado

on

Vencedora do Prêmio GRI Awards de Melhor Loteamento do Brasil em 2019 (Parque Una Pelotas), a Idealiza Urbanismo vive uma fase de expansão de suas atividades no País, depois de dar seus primeiros os com empreendimentos em Pelotas e no litoral norte do Rio Grande do Sul.

Além da construção de um Home Resort em Macapá (AP); do Parque Una, bairro planejado em Pelotas, e de um complexo residencial e comercial em Aracaju (SE), em andamento, a Idealiza está trabalhando na construção de novos loteamentos, condomínios fechados em Santa Maria (RS), Blumenau (SC) e Uberlândia (MG).

O próximo Parque Una será em Uberlândia, em 2020, no mesmo padrão do bairro pelotense.

A Idealiza está também negociando com o objetivo de desencadear novos empreendimentos em 22 áreas, outras cidades e estados. A escolha dessas áreas faz parte do planejamento de expansão nacional. A empresa apresentou os projetos, que, sendo aceitos, abrirão novas frentes de trabalho. Com as negociações prosperando, a perceptiva é de fechar duas ou três áreas por ano, mais da metade na forma de condomínios de lotes do tipo Lagos de São Gonçalo, em Pelotas, condomínio fechado, e mais dois ou três bairros planejados, como o Una.

Outro destaque, pela ambição do empreendimento, será em Aracaju, onde está previsto um complexo de condomínios fechados e de bairro planejado, como o que reúne, em Pelotas, os condomínios Lagos de São Gonçalo e Veredas e o bairro planejado Parque Una. “É um projeto de longo prazo, área de mais um milhão de metros quadrados, com integração à vida universitária, uma escala urbanística ambiciosa”, explica Ricardo Costa, da Idealiza, para quem o momento para a construção civil é, hoje, altamente positivo para crescimento.

Reconhecimento

O reconhecimento obtido pelo Parque Una no GRI Awards vem, coincidentemente, numa hora ideal, uma hora em que a empresa expande suas atividades no Brasil, potencializando a expansão e elevando a Idealiza a novo patamar diante do mercado brasileiro.

Publicidade

Fabiano de Marco, sócio na Idealiza, comenta:

“Ao mesmo tempo em que nos confere um selo para horizontes ainda maiores, o prêmio GRI para o Una e para empresa nos deixou muito felizes porque se trata de um empreendimento que decidimos, Ricardo (Costa, sócio) e eu, realizar justamente na nossa cidade natal, buscando oferecer uma alternativa de morar e viver que não havia em Pelotas, uma decisão que, para nossa satisfação, mostrou-se acertada, com vendas crescentes a cada lançamento que fazemos das torres previstas para o bairro”.

“Quando mudamos a sede para São Paulo, neste 2019, o nosso trabalho aumentou muito, porque, obviamente, temos de pensar grande, ter objetivos ambiciosos, porque é um mercado muito competitivo, que exige uma confiabilidade e uma qualidade muito grandes”, acrescenta.

Papo com Ricardo Costa

Ricardo Costa

No projeto de expansão, disseste que a maioria dos 22 projetos em prospecção serão condomínios fechados, que os bairros planejados devem se limitar a cinco. Bairro Planejado é mais difícil de realizar?

Por suas peculiaridades de concepção, padrões construtivos e pretensões urbanísticas, bairros planejados exigem esforço e dedicação sobre-humanos que demandam 15, 20 anos até a conclusão final. O desafio é maior porque, nesses bairros, nós buscamos atuar também como construtores, como fazemos em Pelotas, no Parque Una.

Pelo tamanho da demanda, nós consideramos, neste momento, realizar até cinco bairros planejados no País, como o nosso recém premiado Una, desafio para o qual nos sentimos confortáveis para atuar, mantendo a qualidade em todos os os. Evidentemente, no futuro, essa meta pode ser ampliada, tudo a seu tempo.

Qual o tempo de execução de um condomínio fechado?

Nosso feijão com arroz, os condomínios fechados de lotes, a exemplo de Macapá e do Lagos de São Gonçalo, levam no máximo cinco anos, três anos de obra e dois para que os licenciamentos sejam todos conquistados. Um processo muito mais ágil do que exigem os bairros planejados.

Publicidade

Como a Idealiza vê o momento da economia?

Quando a Idealiza surgiu, há 10 anos, o momento para o mercado imobiliário era adverso. Mesmo assim, nós prosperamos. Apesar do vento contra, nosso desempenho foi bom. Hoje, o quadro é muito mais favorável e convidativo aos investimentos na construção civil. Numa economia que retoma crescimento, como começa a acontecer com a nossa, o primeiro setor que aquece é o imobiliário.

A queda da Selic, a taxa básica de juros, tem influenciado positivamente, para baixo, as demais taxas de juros, como a de empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, propiciando maior oferta de capital, no rumo de um cenário nunca visto no país, maravilhoso.

A rentabilidade baixa força o capital a se deslocar para a atividade produtiva, o empurra para correr riscos, o que dinamiza a economia como um todo, impulsionando o PIB, um cenário que é o inferno dos rentistas, já que induz o dinheiro a girar em vez de ficar parado.

No ambiente de baixa taxa de juros, as pessoas buscam diversificar as carteiras e comprar imóveis. O setor é o grande beneficiário, pois a a dispor de crédito barato para desenvolver projetos numa hora em que as pessoas am a olhar a compra do imóvel com seriedade.

Ao centro, da esquerda à direita, Ricardo Costa e Fabiano de Marco

Prêmio GRI Adwards para o Parque Una, empreendimento da Idealiza

Parque Una, um lugar histórico em construção

O que eu senti vendo uma fotografia do Parque Una

Idealiza cresce junto com Pelotas

Fabiano de Marco em busca do paraíso perdido
 

Publicidade

Jornalista e escritor. Editor do Amigos de Pelotas. Ex Senado, MEC e Correio Braziliense. Foi editor-executivo da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). Atuou como consultor da Unesco e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Uma vez ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo, é autor dos livros Onde tudo isso vai parar e O fator animal, publicados pela Editora Lumina, de Porto Alegre. Em São Paulo, foi editor free-lancer na Editora Abril.

Publicidade
Clique para comentar

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading