Connect with us

Pelotas e RS

Escola Mario Quintana completa 25 anos

Publicado

on

A Escola Mario Quintana, orgulho pelotense, comemora 25 anos de existência com um jantar no próximo dia 5 de outubro, no Dunas Clube.

Desde 1995, quando começou suas atividades em um prédio modesto na Avenida Bento Gonçalves 3395, por iniciativa do professor Carlos Valério a escola só fez crescer, de modo exuberante, inaugurando um novo marco na história da educação, elevando-a a um patamar superior pavimentado com trabalho, dedicação, investimentos e aperfeiçoamento constante, em sintonia com as modernas tecnologias e formas de educar.

Com o crescente interesse por matrículas, há muitos anos a escola mudou do endereço antigo para o atual, na rua Bruno Chaves, 330, nas Três vendas, onde suas novas e confortáveis instalações oferecem espaço suficiente para atender bem seus atuais mais de 1000 alunos.

Como todo mundo sabe, e não esquece, até aqui a Mario Quintana foi 13 vezes campeã do Enem, feito que fala por si.

Há um ano, outra conquista foi obtida, a de fazer da MQ a primeira escola bilíngue da cidade.

Boas notícias nunca faltaram na trajetória iniciada por Carlos Valério e sua equipe lá nos anos 90.

Publicidade

Abaixo, uma síntese da história da escola:

A Escola de Ensino Médio MARIO QUINTANA foi sonhada e criada por seu fundador: Prof. Esp. Carlos dos Santos Valério.

Instalou-se em Pelotas em 1994, quando no final deste ano obteve do Conselho Estadual de Educação, autorização para funcionar.

Abriu suas portas em fevereiro de 1995, na Avenida Bento Gonçalves, nº 3395, com a proposta de um Ensino Médio mais qualificado, com aulas em dois turnos, e uma equipe de profissionais capacitada para preparar o aluno para o ingresso às universidades brasileiras e ao mercado de trabalho. A proposta inovadora de ensino diferenciado fez com que a procura de vagas fosse intensa e os alunos multiplicados a cada ano.

No ano de 2000, a Escola Mario Quintana iniciou o seu projeto de implantação do Ensino Fundamental com a 8ª série. Em 2002, implantou a Educação Infantil, já na sede atual, à rua Dr. Bruno Chaves, 300. 

A Escola Mario Quintana tem como foco “estar sempre à frente” em suas ações e, assim, obtém, ano a ano, resultados que comprovam a competência e eficiência do seu projeto pedagógico, atende alunos da Educação Infantil ao terceiro ano do Ensino Médio, com um corpo docente especializado e um quadro de funcionários totalmente engajado no projeto institucional.

Hoje, a instituição possui uma excelente estrutura funcional, fazendo com que os alunos se sintam seguros e preparados para enfrentar os futuros desafios, mantendo-se fiel a sua proposta pedagógica contemporânea.

Visite o site da Escola – AQUI.

Publicidade

Jornalista e escritor. Editor do Amigos de Pelotas. Ex Senado, MEC e Correio Braziliense. Foi editor-executivo da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). Atuou como consultor da Unesco e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Uma vez ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo, é autor dos livros Onde tudo isso vai parar e O fator animal, publicados pela Editora Lumina, de Porto Alegre. Em São Paulo, foi editor free-lancer na Editora Abril.

Publicidade
Clique para comentar

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading