Connect with us

Pelotas e RS

Programa para educar sem violência prepara 95 famílias

Publicado

on

Formatura | Foto: Michel Corvello

Dá até medo de elogiar. Mas, pelas notícias que divulga a prefeitura, o Pacto Pelotas pela Paz vem obtendo resultados positivos.

Com o Pacto, lançado no ano ado, a prefeitura, com apoio de assessores consultores, vem investindo em um conjunto de ações determinadas a frear a criminalidade, depois de uma escalada em 2017 do número de homicídios que, segundo as autoridades, tinha como foco uma guerra de facções. Houve um momento em que pessoas eram assassinadas diariamente, às vezes mais de uma no mesmo dia.

Nesta quarta-feira, uma aposta de longo prazo, informa que realizou a formatura de 95 famílias em um dos programas voltados à primeira infância, o ‘ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros’. Na prática, dezenas de mães, pais e cuidadores foram preparados para, segundo a prefeitura. “educar seus filhos sem nenhuma forma de violência, utilizando o diálogo e o afeto como palavras-chave para embasar relações mais saudáveis”.

A prefeita Paula Mascarenhas diz que Pelotas é a primeira cidade do mundo a implantar o ACT, presente em 13 países, como política pública, em escolas e centros de assistência social. E que, somados aos grupos deste ano, 218 famílias, de todos os bairros, foram beneficiadas com o projeto desde 2018.

“O ACT é um programa transformador que acredita que o amor e as relações humanas podem salvar vidas e preparar um novo futuro. Ele me encanta e emociona porque incentiva modificações simples, mas fundamentais para mudar a realidade das famílias”, afirmou Paula, destacando o objetivo do Município de habilitar servidores públicos para aplicar o programa, o que garante a continuidade do projeto.

A coordenadora do ACT em Pelotas, Alicéia Ceciliano, reforçou aspectos essenciais trabalhados durante os encontros do programa, como o reconhecimento dos erros e acertos, a paciência para lidar com conflitos e a raiva. Além disso, a importância de dedicar um tempo exclusivo aos pequenos, para brincar, conversar e demonstrar afeto.

Mais 200 famílias serão alcançadas

Publicidade

Em agosto, mais 20 grupos serão formados e a expectativa é alcançar 200 famílias pelotenses, informa o Município. Além das 12 escolas de Educação Infantil (Emeis) e dos dois centros de assistência social, o método será acolhido em duas novas Emeis – Lobo da Costa, no Pestano, e Mário Quintana, na Guabiroba – em duas escolas de Ensino Fundamental – Mário Meneghetti, no Getúlio Vargas, e Luiz Augusto de Assumpção, no Laranjal –, e no recém-inaugurado Espaço de Referência para a Juventude, no Navegantes.  

O grupo de facilitadores também vai aumentar no segundo semestre; uma capacitação em outubro habilitará mais dez profissionais para o programa. Atualmente, 15 coordenadoras pedagógicas do Município são instrumentalizadas para aplicar o ACT.

O que é o ACT?

O ACT e o Conte Comigo – metodologia socioemocional que aposta no compartilhamento de livros para fortalecer vínculos afetivos – foram introduzidos em Pelotas a partir do Estudo Piá, em julho de 2018 (fruto da parceria entre a Prefeitura e o Centro de Epidemiologia da UFPel). A pesquisa, sob responsabilidade do professor e doutor em Criminologia pela Universidade de Cambridge, Joseph Murray, consiste em monitorar a aplicação das práticas e avaliar seus resultados.

Durante nove semanas, o ACT utiliza-se de discussões e dinâmicas para elucidar maneiras de reagir de forma positiva às dificuldades emocionais e sentimentos aversivos das crianças. A ideia é preparar mães, pais e cuidadores para relacionarem-se de forma mais saudável com as crianças e construírem ambientes mais seguros e livres da violência.

Publicidade
Publicidade
Clique para comentar

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading