Connect with us

Pelotas e RS

Museu do Doce publica uma foto/comentário sobre doceiras de raiz

Publicado

on

Na fotografia em destaque vemos um grupo de trabalhadores da indústria doceira de Pelotas organizados em torno de mesas compridas.

Esses operários executam diversas tarefas tendo como objeto de trabalho a fruta do pêssego, em sua maior parte apoiada nas próprias mãos ou em bacias de metal.

De caráter casual, a foto revela o sorriso de alguns dos retratados, enquanto outros a encaram, e um terceiro grupo é alheio ao ato fotográfico ao manter suas atividades.

De acordo com o professor Alcir Bach – pesquisador da indústria do pêssego em pelotas e região – a cena foi capturada nas dependências da Conservas Casarin no ano de 1971, fábrica localizada na Colônia Maciel, zona rural de Pelotas, e propriedade do senhor João Casarin.

Casarin, já no início de sua trajetória profissional esteve envolvido com a produção fabril de pêssegos, até que no ano de 1961 inaugurou uma fábrica própria.

Aspecto curioso a destacar-se a partir dessa foto é que o espaço de produção da fábrica, quando fora do período das safras, servia também como um salão de baile, onde os mesmos trabalhadores, no mesmo espaço, encontravam-se então para momentos de lazer, fato esse também documentado em outras imagens pertencentes ao acervo do Museu do Doce.

Publicidade

Certo ou não, o fato é que lazer e trabalho em vários momentos estão atravessados na vida dessas pessoas por uma mesma realidade: a do chão de fábrica.

Se esses aspectos já justificam o destaque que se dá a foto, vale ainda mencionar-se o rico panorama social e cultural do mundo do trabalho na indústria doceira de Pelotas de décadas adas, que se mostra ao olhar a partir dessa imagem.

No anonimato desse conjunto de trabalhadores oriundos das classes populares, revela-se um mosaico de culturas e etnias da antiga Pelotas.

Se por um lado somos guiados pelo senso comum a imaginar uma colônia pelotense somente protagonizada por descendentes de alemães e italianos, os afrodescendentes também foram, junto a outras etnias tais como poloneses e ses, presença nesse universo.

Se por um lado a história dos colonos europeus na região é relativamente bem documentada, a história dos afrodescendentes, e suas relações com as tradições doceiras, merecem melhor compreensão, ainda que estudiosos como o professor Alcir Bach informem que os negros da colônia de Pelotas seriam descendentes de trabalhadores escravizados à época das charqueadas, ou até mesmo “[…] fugidos que se escondiam na localidade de Quilombo, no interior da colônia de Pelotas, local de relevo bastante dobrado, coberto por matas, se constituindo em região de difícil o.”

Uma foto, muito conhecimento e muita história. Fiquem atentos e aqui todo mês aprenderemos um pouco mais sobre o ado das tradições doceiras de Pelotas e da antiga Pelotas. — em Museu do Doce.

Publicidade

Publicidade
Clique para comentar

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading