Connect with us

Pelotas e RS

‘Fim de semana foi de muita emoção no Jockey Club’, diz prefeitura

Publicado

on

Prefeita Paula | Fotos tiradas por Igor Sobral

Daiane Santos | Matéria e fotos da Prefeitura |

O fim de semana foi de muita emoção e movimento no Jockey Club de Pelotas, com a realização do 82º Grande Prêmio Princesa do Sul. O evento, nos dias 6 e 7 (sábado e domingo), reuniu mais de oito mil pessoas, incluindo a prefeita Paula Mascarenhas, homenageada com seu nome cedido ao quinto páreo da competição.

O Grande Prêmio Prefeita Municipal Paula Schild Mascarenhas foi realizado neste domingo (7), e teve como vencedor Brigadeiro Alado, cavalo tordilho de cinco anos, de propriedade de Marcelo Ruas. O animal, treinado por Marcos Petrechel e montado pelo jóquei Miguel Barreto, percorreu 1.200 metros e conquistou sua terceira vitória consecutiva, a sexta da carreira.

“Fico honrada em dar nome a um páreo. O Jockey Club tem muita importância cultural e histórica para Pelotas, além de econômica. Não poderia deixar de prestigiar este evento reconhecido nacionalmente e que ajuda a manter viva a cultura turfista na cidade”, afirmou a homenageada.

Paula também acompanhou o páreo mais esperado do domingo: o 82º Grande Prêmio Princesa do Sul – Havan 2019. Na pista, nove cavalos percorreram 2.500 metros em busca do primeiro lugar, com a vitória de Aeromani Agamenon Berni. O animal foi treinado por Elsiar Santos e montado pelo jóquei Jader Elias Rosa.

O 82º GP Princesa do Sul contou com 11 corridas – quatro páreos no sábado e sete no domingo. Entre as atrações desta edição, a Joqueada Cultural, com feira de artesanato, música, apresentação de CTGs, exposição artística e opções gastronômicas.

Saiba mais sobre a tradição do GP

Publicidade

A primeira competição do GP Princesa do Sul ocorreu em 1936, na distância de 2.450m, com 20 mil reis de premiação ao vencedor. Desde lá, o evento é realizado no Hipódromo da Tablada em pista de areia solta.

Publicidade
Clique para comentar

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading