Connect with us

Pelotas e RS

Aberta exposição ‘A Tradição dos Doces Coloniais de Pelotas’

Publicado

on

Prédio do Museu do Doce

Na tarde de quinta-feira (28), o Museu do Doce da UFPel inaugurou a exposição intitulada “A Tradição dos Doces Coloniais de Pelotas”.

Ficará aberta a visitação de terças a sextas-feiras, das 14h às 18h30, e sábados e domingos, das 14h às 18h, até o dia 30 de junho, no Museu do Doce (Praça Cel. Pedro Osório, Casarão 8, Centro, Pelotas-RS).

Duas tradições constituem a região doceira da Pelotas e antiga Pelotas (Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo e Turuçu) de acordo com o Inventário Nacional de Referência Cultural “Produção de Doces Tradicionais Pelotenses”: a tradição dos doces finos e a tradição dos doces coloniais, ambas com suas singularidades e interconexões.

Os doces coloniais representam uma vertente doceira normalmente menos explorada e veiculada nos espaços culturais, turísticos e mesmo comerciais da cidade.

De acordo com o IPHAN, a tradição dos doces coloniais tem seu surgimento e história diretamente relacionados ao próprio processo de colonização na região de Pelotas no século XIX e que deu origem a diversas formas de empreendimentos familiares ao longo desse século e dos posteriores.

Diferentes etnias, tais como alemães, pomeranos, italianos, ses, etc, exploraram técnicas de agricultura, com destaque para a produção de frutas, um dos principais ingredientes dos doces coloniais, cuja documentação encontra-se presente no já citado INRC.

Essas frutas foram e continuam a ser utilizadas como base para a preparação de doces diversos, tais como compotas, chimias, frutas secas e outros.

Publicidade

A produção doceira revela além dos seus sabores uma forte relação entre tradição e o processo de constituição de uma identidade cultural local, na medida em que receitas e hábitos de consumo são aspectos dessa cultura que tem sido transmitidos através das gerações, seja na tradição dos doces coloniais, tema da exposição, como também na tradição dos doces finos.

Dessa forma, a escolha do tema da mostra atende a vários objetivos, primeiramente a própria valorização dos doces coloniais por meio de uma exposição específica e que dinamiza o Museu do Doce a partir de sua missão, que é a valorização dos saberes e fazeres relacionados a tradição doceira local.

Cabe ainda destacar que o tema dos Doces Coloniais, na mostra, é explorado a partir de uma variedade de objetos antigos, tais como embalagens de ingredientes, formas domésticas, frascos, instrumentos artesanais em madeira para o processamento de frutas, utensílios domésticos, assim como fotografias, vídeos e impressos de diferentes épocas e origens, dentre outros.

A exposição também explora a existência de doces a base de farinha e assados. Embora não tenham obtido destaque junto ao INRC, cucas, biscoitos natalinos, e uma série de outras guloseimas são presença marcante na cultura gastronômica da região.

São destaque na mostra dois antigos tachos de cobre e mexedores de chimia, de grandes dimensões. Uma parte importante do acervo exposto foi emprestado por museus da Colônia de Pelotas e da Antiga Pelotas, localizados na região da “Serra dos Tapes”.

Os museus que colaboraram para a realização da exposição com peças emprestadas foram o Museu Etnográfico da Colônia Maciel; o Museu Gruppelli; o Museu da Imigração Pomerana da família Jeske, todos de Pelotas, além do Museu da Imigração Pomerana de São Lourenço do Sul.

Publicidade
Publicidade
Clique para comentar

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading