Connect with us

Pelotas e RS

Bruna, nossa querida e talentosa menestrel do calçadão da XV

Publicado

on

De Mateus Saraiva, com Redação

Bati um papo com a Bruna Santos, nossa cantora-sorriso.

Bruna, de 23 anos, busca o sustento diário nas manhãs e tardes de quem a pelas ruas do centro de Pelotas.

Ela veio ao mundo em Porto Alegre, cresceu na pequena cidade de Amaral Ferrador e, aos 18 anos, resolveu ampliar o horizonte.

Com o objetivo inicial de fazer Engenharia de Controle e Automação em Pelotas, mudou, começou faculdade de Música, ainda em curso, para aperfeiçoar o dom que descobriu menina, quando tinha apenas oito anos.

Vem de uma família de músicos. “Pai e avô foram referências para o despertamento da música”, diz ela.

Publicidade

Essas mulheres lindas que frequentam O Sobrado

Quando chegou a Pelotas, há dois anos, Bruna procurou emprego em diversos lugares, em vão, mesmo sendo jovem. Como não encontrou vaga, tirou o violão do estojo e foi cantar na rua, em geral ao lado da Livraria Mundial, no calçadão da XV.

Quem a por ali não consegue deixar de reparar em Bruna, nossa menestrel de rua mais talentosa.

É bonita, canta com afinação, a voz tb é bela, e distribui tal fartura de sorrisos que a gente fica até sem graça por um mau humor nosso.

Há sentidos vários nas percepções de sua figura, sorrisos como demonstração de fé na vida, da alegria de desfrutar da juventude e da aventura, coisas assim, mas que pode ser entendido também como uma desforra da felicidade à indiferença prática, já que continua precisando cantar na rua.

Ela recebe muitas moedas, e agradece o gesto com uma reverência de maneiras reais, no sentido das realezas de fato, com sua pequena figura esguia, pequena como um bisqui, uma boa moça vitoriana que viajou no tempo até nossos dias.

“São muitos os amigos que fiz através da música. Não há nada mais gratificante que poder ver a vida de uma maneira simples, eu consigo ver. Eu me doo para a vida, vou em direção a ela. O tempo a, se não tomamos uma atitude, nada muda”.

Publicidade

Frequentemente pessoas formam grupos em torno dela, em geral mulheres, para conversar, cantar junto e dançar.

Menestrel: na Idade Média, artista da corte ou ambulante que, a serviço de senhores, recitava e cantava poemas em versos, freq. com acompanhamento instrumental.

Bruna. Foto de Mateus Saraiva

Publicidade
2 Comments

2 Comments

  1. Michel gomes

    24/01/20 at 12:46

    Parabéns!!!

  2. Carla

    23/01/20 at 22:36

    Adoooro a Bruna! Sempre que o pelo calçadão deixo minha colaboração pra ela. Parabéns!!!

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading