Connect with us

Pelotas e RS

Prefeitura diz que “população apoia tráfego de veículos em quadra do Calçadão”

Publicado

on

Fotos deste post: Marcel Ávila

Por Tânia Magalhães | Do site da prefeitura |

A permissão para agem de veículos no Calçadão da rua Andrade Neves, entre Marechal Floriano e Lobo da Costa, ganha apoio da população

Para viabilizar o trânsito lento na quadra, avançam as obras da pista de 3 metros de largura, com calçamento de paralelepípedos e meios-fios nivelados à altura do piso do espaço destinado aos pedestres.

O projeto de requalificação do Calçadão idealizado para a quadra, sob responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), traz a novidade da liberação do trânsito de veículos dentro do conceito “traffic calming”.

O secretário Roberto Ramalho, da Seplag, diz que o traffic calming é adotado no mundo inteiro, principalmente em cidades desenvolvidas. Dentro do conceito, somente trânsito lento é permitido, descartando qualquer risco.

Saiba o que dizem os moradores

A revitalização do Calçadão inclui piso novo, intervenções de drenagem e esgoto, sinalização, lixeiras e bancos, paisagismo, ibilidade, iluminação pública e estrutura subterrânea para fiação de internet, televisão e telefonia. Na quadra entre Marechal Floriano e Lobo da Costa, o diferencial: uma pista para agem de trânsito lento de veículos. Populares dão sua opinião sobre a novidade.

O pelotense Manoel Bastos, morador na praça 20 de Setembro, diz que a nova via vai desafogar o trânsito da Marechal Floriano, além de facilitar àqueles que buscam o ao Mercado Central. “A requalificação está excelente e rápida na segunda fase de obras. O empreendimento é muito válido”, afirma.

“Perfeito! A novidade organizará o trânsito, ajudando em muito os motoristas com destino à zona Sul da cidade. A revitalização do Calçadão está cem por cento. Moro em Pelotas há 20 anos e não imaginava ver essa transformação toda, abrangendo até iluminação pública e piso. A população deve colaborar e se preparar para conservar esse avanço”, diz o santa-vitoriense José Neil de Ávila Semper.

Publicidade

Márcio Gotuzzo, conduzindo seu veículo pela Marechal Floriano, opina sobre a abertura da via para trânsito lento até a Lobo da Costa. “Será bom para o fluxo. A medida está aprovada e a população deve compreender que o transtorno das obras am e os benefícios ficam.”

Para Deisi Costa, inserir o trânsito lento de veículos no Calçadão é uma inovação positiva. “A permissão para agem de carros desafogará os fluxos da Floriano e da Marechal Deodoro. Pelotas tem muitos veículos e as alternativas para planejar o trânsito de forma organizada são bem-vindas. Além disso, o Calçadão está ficando maravilhoso”, afirma.

Andamento das obras

As intervenções de requalificação do Calçadão prosseguem entre Floriano e Lobo da Costa. Nesta terça-feira (19), equipes da Construtora Pelotense atuam na continuação do assentamento dos meios-fios e dos paralelepípedos da pista para veículos, enquanto outra frente trabalha na escavação e concretagem da base dos os às lojas. Nestes pontos, o trânsito de pedestres está desviado para a parte central, que já conta com piso definitivo.

Trânsito acalmado no calçadão já é realidade no Parque Una

Publicidade
1 Comment

1 Comments

  1. Jerri Moreira

    20/03/19 at 13:11

    Olha, nem tem como qualificar esses comentários “positivos” sem ser desrespeitoso. Porque desafogar O QUE ? já que os que vem da Floriano, estão vindo da praça Cel Pedro Osório, que para irem a zona sul seria só seguir o entorno da praça e sair pela XV. e os que vem da Lobo da Costa, terão que ficar atravessados em plena CURVA, para poderem atravessar o calçadão e descerem a Floriano, sendo que hoje é só fazer a volta na praça.. Ajuda sim, é claro quem ? a Empreiteira, o CUSTO DA OBRA, sem falar que os cadeirantes ? pessoas com dificuldades, muletas, andadores, etc… Esses ficam sempre para depois.. Pode ser válida a iniciativa, mas não nesse trecho…. Parabéns aos engenheiros e todos outros… mas enfim, só mais uma opinião.

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading