Connect with us

Pelotas e RS

Prefeitura diz que Domingo Pelotas terá ‘Brapel da Paz’

Publicado

on

No domingo (17), às 16h, Pelotas viverá seu grande clássico do futebol, que é a partida entre Grêmio Esportivo Brasil e Esporte Clube Pelotas, pelo Campeonato Gaúcho 2019. O confronto de número 363 terá uma novidade: pela primeira vez haverá área para torcida mista, no jogo denominado de Bra-Pel da Paz. A iniciativa partiu dos clubes e da Brigada Militar (BM), e conta com apoio da Prefeitura e demais instituições ligadas ao Pacto Pelotas pela Paz.

A notícia foi divulgada em primeira mão para os veículos de comunicação, em uma coletiva à imprensa realizada na tarde desta terça-feira (12), no 4° Batalhão de Polícia Militar (4º BPM). Conforme a BM, é o primeiro movimento do tipo em uma partida fora da capital do Rio Grande do Sul, e a ideia é inédita entre as cidades do interior do Brasil.

Há duas semanas as forças de segurança, em conjunto com os dois times, trabalham na organização do Bra-Pel, que terá como palco o Estádio Bento Freitas. A torcida mista será composta por 500 torcedores, que sairão para o jogo juntos, da sede do 4º BPM, pelo Caminho do Gol – a exemplo do que se viu durante a Copa do Mundo em 2014.

Menos violência no esporte

Os pelotenses aguardam o reencontro dos rivais desde 2014. A prefeita Paula Mascarenhas ressaltou que o município só tem as duas grandes equipes, justamente, por essa rivalidade, que faz com que ambos queiram ser cada vez melhores. Ela estimula a torcida com paixão, mas que também deve ter respeito pelas diferenças.

“Esse é o caminho. Os times têm a responsabilidade de mostrar para as torcidas que é possível torcer em paz, com respeito, integração e segurança. A rivalidade de Pelotas precisa ser positiva e saudável”, afirmou a prefeita.
Lado a lado durante a coletiva, os presidentes do Xavante e do Lobo expressaram seus desejos de que a iniciativa possa dar início a uma nova era. “Deve prevalecer a vivência em paz dentro das quatro linhas. Que seja um exemplo de civilidade”, disse Ricardo Moreira da Fonseca, dirigente do Brasil.

“É um trabalho conjunto, para que seja um grande evento esportivo. Convidamos os torcedores a prestigiarem a construção desse momento positivo”, ressaltou Gilmar Schneider, presidente do Pelotas.

Publicidade

A partida contará com o reforço na segurança de 150 alunos em preparação para se tornarem brigadianos, além da presença da Delegacia Móvel da Polícia Civil. No futuro, Judiciário e Ministério Público esperam que seja efetuada a criação de um Juizado do Torcedor em Pelotas e de um Promotoria Especializada do Futebol, com estruturas nos estádios e que possam atuar na resolução de conflitos já durante os jogos.

De acordo com o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Eduardo Perachi, a ideia surgiu com os anseios de promover uma maior confraternização, em que famílias e amigos pudessem estar juntos durante os confrontos Bra-Pel, e que os estádios voltassem a ser espaços de convivência e diversão, levando também uma mensagem de paz.

Desde a confirmação do encontro entre Xavante e Lobo pelo Gaúchão, os times e o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) do Pacto Pelotas pela Paz vinham discutindo a possibilidade. Além de entrar para a história, o vencedor da partida receberá ainda um troféu alusivo aos 95 anos do 4º BPM, completados no fim de fevereiro.

“Fico orgulhosa de ser a primeira cidade com essa iniciativa”, finalizou Paula.

Ingressos e organização

Os ingressos para a torcida mista serão vendidos na bilheteria do Estádio Bento Freitas. Serão 250 entradas duplas no valor de R$ 50,00, ou seja, o torcedor do Brasil adquire o ingresso e ganha o direito de levar um torcedor do Pelotas, desde que informe o nome e o RG ou F. Na torcida mista do Bra-Pel da Paz também é obrigatório o uso das camisetas dos respectivos clubes.

Às 14h do domingo, os torcedores saem em caminhada do 4º BPM — avenida Bento Gonçalves, 3207 —, am pela avenida Juscelino Kubitschek e ruas General Neto e João Pessoa, entrando no Portão 5 do estádio. O percurso foi denominado de Caminho do Gol, e terá presença da Banda da Brigada e escolta.

Os brigadianos também farão a escolta da torcida do Esporte Clube Pelotas, que deve sair do Estádio Boca do Lobo, em direção ao Portão 8 do Estádio Bento Freitas, tudo para garantir a segurança. Procedimentos similares devem ser adotados no próximo Bra-Pel do Campeonato Gaúcho, a se realizar na casa do Pelotas.

Publicidade

Publicidade
Clique para comentar

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading