Connect with us

Pelotas e RS

Programa LGBT da prefeitura ganha fonoaudióloga

Publicado

on

Do site da prefeitura – O Programa de Saúde LGBT da Prefeitura ganhou o reforço de uma fonoaudióloga.

A atuação da profissional soma-se aos serviços da equipe formada por psicólogos e assistentes sociais, além de médicos endocrinologistas oriundos de parceria entre o Executivo e o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HU/UFPel), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Juntos, esses profissionais ajudam no processo de transição de gênero daqueles que procuram a unidade em busca de ajuda.

Baseado no Programa de Identidade de Gênero (Protig) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HA), a iniciativa pelotense nasceu da vontade de facilitar o o ao processo transexualizador no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para isso, são realizadas reuniões quinzenais em que os participantes recebem informações sobre temas, como reposição hormonal, um assunto complexo e realizado sem orientação médica por muitos, apesar dos efeitos colaterais.

“Aqui eles são informados de todos os os necessários para fazer a redesignação e auxiliados nesse processo. Nosso objetivo é acolher cada um em sua especificidade e ajudá-lo a encontrar ou reforçar sua identidade”, afirma a coordenadora, a assistente social Bianca Medeiros da Silveira.

Segundo ela, o programa também atende vítimas de homofobia. “Muitos sofreram violências horríveis e precisam de acompanhamento psicológico. Outros não tem apoio da família e temem o afastamento”, garante a assistente social.

Publicidade

Conforme a psicóloga Angelina Pontes da Silva, colaboradora do programa, alguns usuários chegam com muitas dúvidas, no entanto, a maioria já sabe o que deseja.

No entanto, o processo é longo – leva mais de dois anos pelo SUS – e exige muitas etapas até estar concluído. Os tratamentos envolvem reposição hormonal, terapia e trabalho de voz com a fonoaudióloga.

Mesmo assim, depois de tudo, eles demonstram satisfação por mente e corpo estarem finalmente de acordo. “Por ser uma cirurgia irreversível, precisa ser muito bem pensada e decidida. Nesses casos, o acompanhamento de uma equipe é fundamental, o que antes não ocorria em Pelotas”.

Quando corpo e mentem convergem

Hoje, metade dos pacientes que integram o programa municipal têm e familiar, enquanto a outra parte luta contra o preconceito dentro de casa. No caso de Allan Souza, de 34 anos, o processo de descobrimento e aceitação da própria sexualidade foi difícil, ando pela pressão de ter nascido em uma família tradicional e em uma cidade pequena.

Natural de Caçapava do Sul, ele – que nasceu ela – precisou vir para Pelotas, aonde conseguiu libertar-se das correntes que o amarravam ao ado. Nesse processo, a participação no programa da Prefeitura ajudou bastante.

A expectativa agora é pela mudança oficial do nome nos documentos de identidade. “O apoio de uma amiga muito querida também contribuiu para essa descoberta. Foi ela que me ajudou a entender que eu era um homem em um corpo feminino”, conta.

Ele lembra ainda o apoio da mãe, que escolheu a nova identidade: “eu perguntei: ‘mãe, se eu fosse homem, que nome eu teria?’ Rápido ela disse ‘Allan’, e largou ‘tu vai trocar de nome, né?’. Ali foi meu renascimento”.

Publicidade

Souza explica que em seguida ou a participar do programa Saúde LGBT, após ser encaminhado ao SUS. A ideia era entrar no processo de mudança de gênero do Protig, na Capital, mas ele foi abordado pela assistente social Bianca e ou a fazer parte do projeto pelotense, conquistando uma nova vida após iniciar o tratamento hormonal.

“São só rótulos, mas a sociedade pede isso, pede que tu explique tudo da tua vida e isso vem junto no processo de mudança. Hoje minha mente está mais confortável com meu corpo, mas não foi fácil”, revela Souza, que se considera um homem heterossexual e está no programa desde abril de 2018.

Atualmente, participam da iniciativa 15 homens e mulheres com idades que variam dos 18 aos 34 anos. A maioria deseja fazer a redesignação de gênero, no entanto, isso não é regra. Quem quiser fazer parte do projeto, pode ir até a rua Lobo da Costa, 1.764, sala 201, das 7h às 13h ou ligar para 3284-7767. O contato também pode ser feito pelo e-mail [email protected].

Entenda

Criado em 2016, o programa pelotense de Saúde LGBT já atendeu cerca de 30 pessoas. Atualmente, 15 participam das reuniões quinzenais e muitos estão em processo de redesignação. A palavra transgênero refere-se ao indivíduo que se identifica com um gênero diferente daquele que corresponde ao seu sexo. No Brasil, estima-se que exista um caso para cada 30 mil homens e um caso para cada 100 mil mulheres.

Publicidade
Clique para comentar

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading