Connect with us

Pelotas e RS

Centro de Convivência da Z3 volta à ativa

Publicado

on

Do site da prefeitura – Na manhã desta quinta-feira (21), a prefeita Paula Mascarenhas realizou a reinauguração oficial do Centro de Convivência da Z3, que foi totalmente requalificado para receber os usuários e profissionais do espaço, localizado na Colônia de Pescadores. Parte da obra foi executada por apenados do Mão de Obra Prisional (MOP), projeto do Pacto Pelotas pela Paz.

Até 2016, o Centro de Convivência ocupava apenas parte do prédio, onde também funcionava a Subprefeitura do distrito. A partir da cessão do espaço pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Secretaria Assistência Social (SAS) começou a qualificar o espaço, que culminou com a obra recém-concluída.

A prefeita afirmou ser fã incondicional do MOP que, de acordo com os profissionais especializados na área, realiza um trabalho tão bom ou melhor do que o de empresas contratadas.

“Não existe quem não tenha cometido algum erro. O importante é superá-los; e os apenados precisam dessa oportunidade. É um projeto com humanidade por todos os lados”, destacou Paula.

A chefe do executivo municipal falou sobre a importância de haver um espaço qualificado e agradável para os profissionais e usuários do serviço, onde as pessoas tenham prazer de frequentar. Também mencionou algumas intervenções na localidade, como a abertura de valetas ao longo da estrada para buscar solucionar os problemas de alagamentos na região.

Representando os demais apenados, Everton Marx Porto revelou que, desde que ingressou no projeto voltou a sentir-se útil e um cidadão.
“Pelotas é a primeira cidade que dá uma oportunidade como essa aos apenados. Eu espero que o projeto se expanda para o estado e para o Brasil”, afirmou Porto.

Publicidade

O Centro de Convivência

O secretário da SAS, Luiz Eduardo Longaray, explica que foram investidos R$ 35,7 mil nas obras de requalificação, que iniciaram em outubro de 2018. A primeira parte da reforma foi feita com a manutenção do atendimento.

Durante as férias, o ritmo de trabalho foi acelerado.

Parte do prédio ganhou piso e azulejos novos, o telhado foi totalmente reformado, infiltrações e vazamentos foram corrigidos, fossas foram desentupidas, e canos e fiação elétrica substituídos. Um novo computador foi adquirido e, até o meio do ano, o mobiliário deve ser trocado.

A equipe, formada por quatro educadores sociais, uma cozinheira, uma auxiliar de serviços gerais, uma orientadora educacional, uma assistente social e uma psicóloga, atende crianças, adolescentes – com suas mães – e idosas.

Os estudantes recebem reforço escolar, fazem o tema e participam de atividades lúdicas no turno inverso da escola, além de receberem refeição. A partir de março, eles terão aula de violão e percussão. Quem estuda à tarde chega ao Centro pela manhã, toma café e, antes de ir para a aula, almoça. Aí chega a turma que estuda pela manhã; recebem o almoço e, no fim da tarde, antes de voltar para casa, fazem um lanche.

As mulheres fazem cursos de artesanato, como fuxico e pintura em tecido, que podem ser utilizados para gerar mais uma renda. A pescadora aposentada, Rosa Maria Souza, conta que tem quatro filhos adultos e que todos aram pelo serviço, dos 7 aos 14 anos. Lá, eles, que “adoravam as tias”, faziam o tema da escola e participavam de muitas atividades, como teatro; enquanto ela participava de cursos. Aprendeu a fazer edredons, colchas e, agora, está aprendendo a pintar guardanapos. Mais tarde, os filhos foram encaminhados para cursos na cidade, como de panificação.

“Eles aumentaram o prédio, antes era muito pequeno para as crianças. A pracinha ficou muito boa e tá tudo bem bonito mesmo”, resume Rosa.

Publicidade

A cerimônia foi acompanhada pela comunidade da Z3; pela equipe da SAS e do Centro de Convivência; além do secretário de istração e Recursos Humanos, Abel Dourado; do assessor especial do gabinete da prefeita, Fábio Machado; do secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini; da diretora do Presídio Regional de Pelotas, Fabiane de Oliveira; do representante da Susepe, Hamilton Martins; dos vereadores Fabrício Tavares (PSD) e José Paulo Benemann (PSDB); da promotora Luciara Robe da Silveira; e dos seis apenados que participaram da reforma.

Publicidade
Clique para comentar

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading