Connect with us

Pelotas e RS

Azonasul sob nova direção

Publicado

on

Nolasco, à direta

O prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco (PT), assumiu nesta quarta-feira (20) a presidência da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) para a gestão de 2019/2020. A eleição ocorreu sem disputas, através da aclamação unânime da chapa de consenso apresentada pelos prefeitos com a participação de diversos partidos políticos.

Para a vice-presidência da entidade foram eleitos a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB) e o prefeito de Arroio Grande, Luiz Henrique Pereira da Silva (PP).

A assembleia, realizada em um dos estandes da 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na sede do Capão do Leão da Embrapa, também marcou o encerramento da gestão do prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter (PDT).

Nolasco foi o indicado ao cargo pelos outros três prefeitos petistas: Alexandre Lindenmeyer, de Rio Grande; Arilton Freitas, de Santana da Boa Vista e Adriano dos Santosjorge a, de Candiota, os quais, conforme o acordo de rodízio partidário, estariam aptos a assumir o comando da entidade.

O escolhido já foi vereador em seu município, tendo sido eleito para o cargo de chefe do Executivo em 2016, com 40, 84% dos votos. Servidor público federal, Nolasco tem formação superior em Gestão Pública. “ É motivo de orgulho ter a oportunidade de assumir a liderança desta associação que tem história e muitas realizações em sua trajetória. Um sonho que se tornou realidade graças à colaboração de muitos amigos e parceiros de jornadas. Quero agradecer a confiança de todos”, declarou em seu discurso de apresentação.

Conforme Nolasco, a intensão é pautar ações de continuidade à atual gestão, a qual ele respondia pelo cargo de vice-presidente, promovendo missões de prefeitos a Brasília para o encaminhamento de pleitos e buscar alternativas que amenizem o prejuízo das prefeituras em função do atraso no ree de recursos para o financiamento da saúde.

“Recebemos duras críticas nas mídias sociais pela deficiência dos serviços prestados. Os atrasos de ree para o Capão do Leão, por exemplo, datam de outubro de 2018”, citou ao pedir a sua vice, Paula, para auxiliar na busca de soluções dentro do governo estadual.

Publicidade

Metas para gestão

O novo presidente ainda elencou como metas de sua gestão o trabalho em parceria com as Alianças Pelotas e Rio Grande e demais entidades representativas visando a finalização das obras de duplicação da BR 116, bem como, o estabelecimento de pauta regional permanente para ser encaminhada junto aos governos estadual e federal, assegurando, assim, ações voltadas à Zona Sul gaúcha nos novos mandatos governamentais.

CHAPA ELEITA

Presidente – MAURO NOLASCO (PT) – Capão do Leão
1ª Vice-Presidente: PAULA SCHILD MASCARENHAS (PSDB) – Pelotas
2º Vice-Presidente: LUIZ HENRIQUE PEREIRA DA SILVA (PP) – Arroio Grande
1º Secretário: LUIS ALBERTO PERDOMO (PSB) – Pedras Altas
2º Secretário: MOACIR OTÍLIO ALVES (PMDB) – Pedro Osório
1º Tesoureiro: DIOCÉLIO JAECKEL (PTB) – Morro Redondo
2º Tesoureiro: MARCO ANTÔNIO BARBOSA (DEM) – Chuí
CONSELHO FISCAL:
Titulares:
– RUDINEI HARTER (PDT) – São Lourenço do Sul
– ARILTON FREITAS (PT) – Santana da Boa Vista
– SELMIRA FEHRENBACH (PMDB) – Turuçu
SUPLENTES:
– DOUGLAS SILVEIRA (PP) – Cerrito
FABIANY ROIG (PSB) – São José do Norte
JOSÉ ANTÔNIO DUARTE (PDT) – Pinheiro Machado

Publicidade
Clique para comentar

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading