Connect with us

Pelotas e RS

Prometeu Acorrentado, uma crônica sobre pais e filhos

Publicado

on

Para muitos pais, o primeiro filho se pode transformar numa gestação de inquietude. Quando falo ‘pais’, refiro-me aos primatas mais peludos, suas clavas – nós, homens. Pois uma coisa a vida me ensinou: em mulher, Deus esculpiu nariz para que fossem donas deles.

De repente, arredondando o casulo, o garanhão se apequena: “Como ser pai se não se resolveu como filho?” Outro sismo: a sensação de Prometeu, acorrentado à eternidade daqueles dois que no futuro poderão continuar a ser um => talvez contra ele.

Quanto de fígado será capaz de renovar para manter o leite da criança? Que terá de fazer para conservar por si, em sua parceira, o amor, ou seja, a iração? Derradeira pergunta: era mesmo dela que queria filho?

Aí será tarde para evitar o novo papel de sua vida, aquele que o fará um homem de verdade: refém. É hora de se esquecer de quem foi, mesmo porque, angústia em homem, mulher detesta. Mulheres gostam de machos que prescindam delas.

Então o rebento rebenta tudo e o pai chora, colado ao vidro do berçário. Na noite desse dia, ele talvez duvide se é por orgulho darwiniano que enche a cara no bar, baforando o tal charuto. Algo o perturba enquanto pensa em sua mulher, na maternidade, oferecendo seios àquela doçura que ainda balbuciará “papá” para a dúvida paterna em relação ao significado da palavra.

Pouco a pouco, o pai assiste ao herdeiro [de que?] mudar de voz e agigantar-se no sofá, no abismo do bolso, no coração da mulher, roubando-a de seus braços. Que fazer? Foi a sério quando o pivete, depois de soprar três velinhas, disse:

Publicidade

– Pai, quero virar o Hércules para casar com a mãe.

Descobrirá também que filho é um relógio. Enquanto cresce, o pai vê que o seu próprio tempo – e o tempo de suas possibilidades – começam a se esvair.

Só então se perguntará, diante do espelho, aonde foi parar aquela sua famosa silhueta de remador? Quando vai realizar aquele antigo projeto?

Um dia, no torno da meia idade, notará pelos brancos escapando-lhe pelo nariz e entenderá por quê, no berçário da maternidade, ao ver a agitação daqueles bracinhos para o nada, chorou como se ao próprio pai estivesse enterrando.

Então o casal decide se separar.

Enquanto o pai se pergunta “para onde foi o amor?”, o juiz concede a guarda do filho à mãe. À saída do fórum, novos sismos: será ele capaz de felicitar a ex-mulher, o namorado dela e seu próprio filho, compartilhando mais que o prato num restaurante? Ou, pouco depois, na tormenta de uma raiway, ansiará pela autodestruição?

No íntimo o pai sonhava família para sempre, pois assim seus pais lhe proporcionaram, ou então para vingar o fracasso deles.

Publicidade

Na constância das noites, poder apresentar o filho à Stevenson e aos segredos da Ilha do Tesouro, como seu próprio pai-agora-avô fez no sarampo dos seus nove anos. Proteger na dobra do cobertor os pezinhos do infante e, apesar de ateu, ministrar ao guri, todas as noites, a benção de dormir.

Tarde demais, sempre é assim, talvez seja dado ao pai conhecer o supremo do amor: que os humanos só merecem aqueles e aquilo a que são capazes de renunciar.

Então, ao invés de macular com rancor o mistério da alma de um filho, decidirá por regá-la, na esperança de vê-lo erguer-se um carvalho. Não há mesmo controle sobre a vida; isto o pai há também de aprender, e aceitar.

Como o crime, que às vezes compensa, no fim de tudo, ou seja, de todas as perdas, a natureza o confortará.

Mesmo que o filho se esqueça de telefonar no seu aniversário, o pai o perdoará. Ele o fará, porque lá no fundo, naquele lugar onde a razão já não faz mais qualquer sentido, o pai acabará se convencendo que aquele pilantra, em cujos olhos um dia não mais verá a iração pelo herói que para ele ainda julgava ser, que aquele verdadeiro estranho a partilhar sem pudor de suas intimidades, terá sido o único triunfo de sua existência.

Seu sangue purificado em definitiva hemodiálise. Sua remota esperança de que aquele pedaço de si compreenda melhor do que ele (pai) foi capaz os humanos e a vida. Nascimento, morte. Olá e adeus…

Publicidade

Jornalista e escritor. Editor do Amigos de Pelotas. Ex Senado, MEC e Correio Braziliense. Foi editor-executivo da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). Atuou como consultor da Unesco e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Uma vez ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo, é autor dos livros Onde tudo isso vai parar e O fator animal, publicados pela Editora Lumina, de Porto Alegre. Em São Paulo, foi editor free-lancer na Editora Abril.

Publicidade
Clique para comentar

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading