Connect with us

Pelotas e RS

Prefeitura ‘vai à justiça para refazer exames de pré-câncer’. Está atrasada

Publicado

on

Prefeitura divulgou que a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) decidiu ir à justiça nesta quinta-feira (16) para refazer 2,1 mil exames de Papanicolau realizados entre 2014 e 2017 pelo laboratório conveniado, o SEG.

Diz a prefeita na nota: “Queremos a verdade. Não estamos acusando ninguém. Precisamos ter essas respostas e garantir a segurança das milhares de mulheres usuárias do SUS na cidade”.

A prefeitura está atrasada em sua preocupação.

Alertada duas vezes, em 2015 e 2017, não deu importância aos alertas.

Primeiro alerta

O primeiro alerta foi feito em 2015 pela médica Júlia Kanaan Recuero. Na ocasião, Dra. Júlia detectou insegurança nos exames preventivos de câncer para colo de útero feitos em 2014 e deu ciência ao governo do então prefeito Eduardo Leite, que tinha Paula como vice-prefeita.

Segundo alerta

O segundo alerta foi feito em julho de 2017 por médicos e enfermeiros da UBS Bom Jesus. Eles entregaram à Secretaria da Saúde, aos cuidados da secretária Ana Costa, um documento (abaixo) mostrando que de 2014 para 2017 todos os exames davam negativo para câncer, o que é incomum, levantando a suspeita de que os exames pudessem não estar sendo feitos integralmente (mas por amostragem) ou sendo feitos incorretamente.

Publicidade

Alertada duas vezes, a prefeitura não deu importância aos alertas e não mandou investigar os exames.

Alerta feito em 2017 à prefeitura

Não faz sentido temporal nem lógico, para o fim da elucidação das suspeitas de erros nos exames de pré-câncer, que a prefeitura ingresse agora na justiça, como fez nesta quinta-feira (16), para que o laboratório SEG libere lâminas para que o município mande analisar os exames – por conta própria – no Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

Não faz sentido porque quando o caso estourou na imprensa, há mais de um mês atrás, 17 mil lâminas com material de coleta foram recolhidas do SEG pelo Ministério Público e pela Polícia Civil para reanálise e contraprova no Instituto Geral de Perícias, órgão do governo do estado.

Segundo a advogada do laboratório SEG, Cristiane Fonseca, a apreensão das 17 mil lâminas para exame pelo Instituto Geral de Perícias é suficiente para elucidar o caso.

Leite vem sendo cobrado nos debates sobre o caso

A reação tardia da prefeitura parece ser uma tentativa de aplacar os danos que o caso possa causar à campanha do ex-prefeito Eduardo Leite a governador. Ele tem sido cobrado por negligência em debates entre os candidatos ao Piratini. Foi cobrado no debate da Unisinos, na segunda-feira ada, e foi cobrado de novo no debate da Band, na noite desta quinta (16).

O caso ganhou maior gravidade depois que os portais nacionais R7 e G1 noticiaram a morte da dona de casa pelotense Emanuele da Silva, de 34 anos, sepultada no sábado, no cemitério São Francisco de Paula, em Pelotas.

Emanuele detectou a doença em estágio 3 – mais avançado – dois meses depois de um exame do laboratório SEG dar “negativo” para a doença.

A advogada da família, Samira Pereira, vai processar o Município e o laboratório SEG.

Publicidade

Emanuele com o marido. Ela descobriu que tinha câncer em estágio avançado

O resultado deu negativo, mas Emanuelle estava doente

Dois meses depois do exame negativo, veio a confirmação do câncer

Os portais noticiaram também que outras mulheres que costumam fazer consultas ginecológicas na rede municipal de saúde também descobriram que estavam com câncer de colo de útero em estágio avançado depois de receberem exames que apontavam situação normal, citando o caso de Ana Maria Nobre, de 39 anos (foto abaixo).

Ana Maria com o marido, Marcel, e a filha Marina Manoela, de 9 anos

R7 contou que teve o aos exames de colo de útero de Ana Maria. E que, na amostra coletada no dia 22 de fevereiro de 2017, a conclusão é de que o material estava “dentro dos limites da normalidade”. Com cólicas fortes e sangramentos cada vez mais frequentes, Ana Maria foi encaminhada ao Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas. Lá, uma biópsia – feita em agosto de 2017 – identificou o câncer de colo de útero em estágio avançado.

Depois de começar tratamento, Ana Maria fez um novo exame, desta vez na Sociedade Portuguesa de Beneficiência, também em Pelotas, pelo SUS, para acompanhamento. O resultado, mais uma vez emitido pelo laboratório SEG, atestou que ela “tinha o útero saudável”.

“Não poderia ter o útero saudável porque eu já estava doente”, disse Ana Maria.

A advogada Jaqueline Machado informou que vai processar a prefeitura e o laboratório. A prefeitura será processada por deixar de investigar as denúncias feitas.

Publicidade
1 Comment

1 Comments

  1. Diego

    18/08/18 at 10:27

    Vários contratos de prestação de serviço em Pelotas levantam dúvidas. Acredito haver comprometimento de quem deveria fiscalizar com os fiscalizados.

Brasil e mundo

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Publicado

on

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Publicidade

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de o aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, diz o edital.

No ato de inscrição, os candidatos podem requerer o tratamento pelo nome social, que é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, conforme sua identidade de gênero. 

Serão usados dados da Receita Federal, por isso o participante deverá cadastrar o nome social na Receita FederalTravestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita.

O candidato não precisa enviar documentos comprobatórios.

ibilidade

Publicidade

O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição, solicitá-lo.

O candidato deve informar as condições que motivaram a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Os recursos de ibilidade disponibilizados aos candidatos estão descritos no edital.

Taxa de inscrição

taxa de inscrição do Enem é no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho. Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa.

Para pagar por Pix, basta ar o QR code que constará no boleto.

De acordo com o edital, não serão gerados boletos para participante que informar na inscrição que usará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) concluinte do ensino médio (no ano de 2025), mesmo que ainda não tenha solicitado isenção da taxa

Publicidade

Reaplicação

De acordo com o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Continue Reading

Pelotas e RS

Vídeo: PT pede ao MP providências contra Eduardo Leite, por documentário de “autopromoção”

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading