Pedro Hallal, reitor da UFPel (do face do autor)
Dezesseis de agosto de 2018. Uma data para ficar marcada na história da UFPel. No mesmo dia, dois fatos que mudam a realidade da Universidade.
(1) A partir de hoje, os estudantes da UFPel contam com transporte gratuito, com frota própria, para o Campus Capão do Leão. Tomei a liberdade de “roubartilhar” a foto do Rafael, um dos milhares de estudantes que utilizará cotidianamente esses ônibus, que representam uma conquista idealizada pelos próprios estudantes e colocada em prática apesar das desconfianças dos tais caranguejos invejosos, brilhantemente descritos em comentário recente do jornalista Pablo Rodrigues.
(2) O Conselho Universitário, em mais uma decisão revolucionária, acatou por unanimidade a proposta da gestão da UFPel de ampliar o percentual de vagas do PAVE destinadas a estudantes que cursaram o ensino médio integralmente na rede pública de ensino. De forma gradual, respeitando os três anos do processo, o percentual que até hoje era de 50%, será aumentado para 90%, de modo a espelhar o percentual de matrículas nas redes públicas e privadas da região e do país.
Ficam aqui os meus sinceros agradecimentos a todos que nos ajudaram a tornar esses sonhos realidade.
Semana que vem, em nova reunião do Conselho Universitário, submeteremos à aprovação a criação de um Conselho de Planejamento na UFPel, com representação paritária das três categorias (estudantes, servidores docentes e servidores técnicos-istrativos), além da comunidade em geral.
Uma UFPel diferente se constrói diariamente! Parabéns UFPel!