Connect with us

Opinião 4d6u6w

Do leitor: ‘Pão e circo!’. Por Alex Casanova z1a16

Publicado

on

Alex Casanova, advogado *

Eis que me surgem dúvidas: até então, em minha humilde concepção, acreditava existirem inúmeras classes e categorias profissionais no Brasil. Pensava, de maneira intrínseca, que havia verdadeira miríade de sindicatos espalhados pela nação como entes representativos de segmentos das mais variadas esferas, a fim de defesa de interesses sociais de seus membros.

Parece que me enganei!

Quanto às tais classes, entendo agora que só parece existir a família dos caminhoneiros a se insurgirem à devassa e orgia praticada contra todos. O que percebo é que o país está um caos e somos reféns de um congresso podre.

É necessário banir esta bandidagem que se traveste de “bom moço”; não é mais possível aguentar tamanha afronta e descarado deboche. O sustento para benesses pessoais é alavancado por acordos perversos que culminam abarrotando filas de hospitais.

É fundamental que outros segmentos perpetuem a discórdia e revolta contra esta situação inável, e não somente a família dos caminhoneiros. Felizmente, outros estão se insurgindo, como os mototaxistas pelas reportagens trazidas à tona.

Publicidade

É imprescindível que toda a população indignada com o que está acontecendo saia à rua em brado coletivo de desgosto. Sustentar bando de canalhas não deve ser única opção. Mas o que resta?

Infelizmente, lideranças não se apresentam e estes, a corja, amparados pelo manto protetor de uma lei ineficaz, se solidarizam em negociatas nefastas.

Bernie Madoff, ex-presidente da bolsa americana de valores Nasdaq, gênio e mago das finanças, retratado no filme “O mago das mentiras”, foi o responsável pela maior fraude financeira da história e, por seu esquema Ponzi (uma pirâmide), pegou 150 anos de prisão tendo todos seus bens sendo retidos pelo governo que, inclusive, penhorou até mesmo as roupas íntimas de sua milionária esposa. Nobre senhora, hoje, vende “quentinhas”.

A analogia hilária de tal fato é que, no Brasil, em modesto apartamento em que é encontrada uma quantia “ínfima” de 51 milhões de reais do Sr. Geddel Lima e sua nobre família, parece não ocorrer o mesmo. Prisão domiciliar nele Seu irmão, o deputado federal Lucio Vieira Lima, diz que tudo será oportunamente esclarecido. E a nobre senhora? Com certeza a esposa do governador Sérgio Cabral não vende “quentinhas”. Isto é chacota com o povo!

A este, aprisionado em redoma criada por programas do tipo “Domingão do Faustão”, dentre outros, resta falar da lei e justiça:  A polícia prende e o juiz solta! Que lástima não perceber que tal lei é feita por senhores nobres tais quais os “Geddeis” oportunos. No entanto, não se pode culpar um povo inteiro por tal prática que, por ausência cultural, é escravo da prática da sobrevivência a qualquer preço.

A política do “levar vantagem em tudo” começa nos primeiros anos de vida, em que orientamos nossos filhos a mentir a idade para não pagar a agem do ônibus.

Meu falecido avô era praticamente analfabeto. Em sua sabedoria popular explicava algo que, a mim na época, era engraçado. Dizia que deveria ser construída uma imensa cadeia para trancafiarem todo o Congresso Nacional. Porém, haveria um problema, segundo ele: não sobraria quem fechasse a cela! Ele tinha razão…

Publicidade

Não é mais possível a tolerância. Quando falam de homicídios dolosos no Brasil, não percebem que as estatísticas mentem: na conta, e a matemática é ciência exata, não são computados os homicídios dolosos das vítimas da corrupção. Estas, números, mortas dolosamente pelas verbas recolhidas aos cofres pessoais de canalhas, que regam luxuosos jantares de maracutaias.

Então é isso… Na frente do Congresso, que é verdadeira cleptocracia, uns poucos em brado de desaprovação. Em Salvador, no carnaval, uns milhares na alegria.

Pão e circo! A copa do mundo vem aí… Ver a coletividade em festa traduz, ao final, que os problemas acabaram.

  • Envie artigos para o site clicando aqui

Publicidade
1 Comment

1 Comments 4g66a

  1. kafka

    27/05/18 at 20:11

    Tudo o que o Alex escreveu, eu já disse centenas de vezes. Os políticos ladrões, milionários, vivem zombando do povo. Até generais do Exército, que não se envolviam em politicagem, estão servindo de “bucha de canhão” aos políticos corruptos. Como é que oficiais, de alta patente, podem participar de “mesa” onde estão Eliseu Padilha e Raul Jungmann ameaçando caminhoneiros de expropriação de seus veículos e de prisões caso não aceitem suas propostas. Michel Miguel Temer, Eliseu Padilha e Raul Jungmann dando “ordem unida” aos generais de nosso Glorioso Exército… É o fim…

Cancelar resposta 3f472d

Brasil e mundo 3m3y11

Antes de Gaga, Madonna já havia aprontado no Rio b4o68

Publicado

on

Em seu show no Rio, em maio de 2024, Madonna exibiu numa tela ao fundo do palco imagens de ícones culturais, entre eles Che Guevara e Frida Kahlo. Foi surpreendente que o tenha feito, afinal, ela se apresenta como defensora dos direitos das minorias, inclusive da Queer, como faz Gaga, minoria que se fez maioria em ambos os shows.

Na ocasião, Madonna soou mais inconsequente que Gaga com seu “Manifesto do Caos”.

Os livros contam que o governo cubano, do qual Che fez parte, perseguia homossexuais, chegando a fuzilá-los por isso. Por quê? Porque os considerava hedonistas — indivíduos de natureza subversiva ao regime de exceção. Por serem, para eles, incapazes de controlar seus ardores sensuais e, por conseguinte, de se enquadrar em um regime em que a liberdade não tinha lugar, muito menos de fala.

Já Frida foi amante de Trotsky. E, depois deste ser assassinado no exílio a mando de Stálin, a artista ainda teve a pachorra de pintar um quadro com o rosto de Stálin, exposto até hoje em sua casa-museu, para iração de boquiabertos turistas bem informados sobre os fatos.

Madonna levou R$ 17 milhões do sistema capitalista por um show de um par de horas em que, literalmente, performou. Sem esforço, fingiu que cantava. Playback.

Dizem que artistas, por natureza, são “ingovernáveis”. A visão que eles teriam de vida seria mais importante do que a vida, do que a matéria. Pois há artistas e artistas.

Publicidade

Madonna é dessas sumidades que a gente não sabe, de fato, o que pensa. Apenas intui, por projeção. Tente lembrar de alguma fala substancial dela. Não lembramos, porque vive da imagem que criou. Vende uma imagem que, no fundo, talvez nem corresponda ao que ela é de verdade.

No fim da trajetória, depois de ganhar a vida, artistas costumam surpreender o público, mostrando sua verdadeira face em biografias. Pelo desconforto de partir com uma máscara mortuária falsa.

Continue Reading

Cultura e entretenimento 1f3218

O perigo das Gagas da vida 1n4w28

Publicado

on

Ajoelhado na calçada, à moda dos muçulmanos voltados para Meca, porém usando minissaia e rumorosos saltos vermelhos, um homem vestido de mulher berrava com desespero, na tarde de sexta 2, para uma janela vazia do Copacabana Palace, no Rio. Esgarçando-se na reiteração, expelia em golfos: “Aparece, Gagaaa. Gaaaagaaaaa”. Projetava-se à frente ao gritar, recuava em busca de fôlego e voltava a projetar-se.

Como a cantora não deu os ares à janela do hotel, o rapaz, tal qual uma atriz de novela mexicana, a sombra e o rímel escorrendo pelas bochechas, chorou o que pode. Estava cercado por uma multidão que, assim como ele, queria porque queria fincar os olhos na mutante Lady Gaga, uma mistura de mil faces a partir da fusão de Madonna com Maria Alcina, antes de seu show. No país que ama debochar, a cena viralizou.

Multidão muito maior ironizou o drama. Memes correram por todo lado para denunciar o grande número de desempregados no Brasil. Gente com tempo de sobra para chorar, porém pelas razões erradas.

Ocorre que muitos dos presentes à manifestação, como o atormentado rapaz, veem em Gaga um ícone Queer. Uma rainha da comunidade LGBTQIA+, representante global das causas do amor sem distinção, como a pop estimula em seu “Manifesto do Caos”, lido por ela no show. Nele, Gaga prega a “importância da expressão inabalável da própria identidade, mesmo que isso signifique viver em estado de caos interno”. Um manifesto assim, mais do que inconsequente, é temerário.

Como assim caos interior?

Tomado ao pé da letra por destinatários confusos, um manifesto desses pode ser mortificante. Afinal, viver a própria identidade não significa viver sem freios, mas sim encontrar um meio termo entre o desejo e a realidade. Justamente para evitar o caos. Logo, o manifesto é, isso sim, assustador — por haver (sempre há) tantas pessoas suscetíveis de embarcar nessas canoas de alto risco, cheias de remendos destinados a cobrir furos da embarcação. Pobres dos ageiros que, cegos por influência de ídolos de ocasião, avançam pelo lago em condições tão incertas.

Publicidade

A idolatria… ela é mais antiga do que fazer pipi pra frente e, ao menos no caso dos homens, ainda de pé. Ultimamente as coisas andam um tanto confusas nesse quesito, mas ao menos a adoração se mantém intacta, assim como a veneta dos gozadores, para quem o humor repõe as coisas em proporção, ou seja, em seu devido lugar.

Todos temos cotas de iração por artistas, mas à veneração, eis a questão, se entregam os vulneráveis. O que esses buscam, mais do que a própria vida, é um reflexo (uma sombra?) de suas identidades. Uma projeção material da pessoa que gostariam de ser, não fossem o que são. É aí que mora, num duplex de cobertura, o perigo. O rapaz pensa que Gaga é como ele, só que não.

Não lembro quem disse que aqui é um vale de lágrimas. Mas o é de fato, bem como é um fato que artistas, como políticos, são depositários das nossas esperanças, mesmo que atuem na mais antiga das profissões, anterior à prostituição — a representação —, o primeiro requisito para sobreviver em sociedade, quando não ficar rico, e sem necessariamente excluir, ainda que camuflada, a segunda profissão.

É de se imaginar o rapaz voltando para casa frustrado. É de presumi-lo no sofá, fazendo um minuto de silêncio.

Mas depois se reerguendo.

Não há de ser nada. Amanhã Gaga vai arrasaaar.

Gagaaaaaa.

Publicidade

Continue Reading

Em alta 43506z

Copyright © 2008 Amigos de Pelotas.

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas 164y3d

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading